Maurício Barbieri deu sua primeira entrevista coletiva após ser efetivado oficialmente pelo Flamengo. O treinador falou nesta terça-feira (3), que tem trabalhado com o que tem no elenco e diz que a diretoria tem se esforçado para trazer reforços e disse não temer a janela de transferências:
-Não é questão de temor ou não, é a nossa realidade. A direção tem se esforçado bastante para contarmos com todos, para termos eventuais chegadas. Trabalho em cima do que tenho aqui. Estamos nesse momento olhando para dentro
Sobre a sua efetivação, Barbieri disse que é o maior desafio de sua carreira:
-Oportunidade gigantesca, maior desafio da carreira. Me sinto bastante preparado, com apoio do elenco e da direção.
Barbieri disse também que o fato de ter sido efetivado, não mudou nada na sua relação com os jogadores e treinamentos:
-Em relação ao dia a dia, treinos, relação com elenco, não mudou nada. Se mudou algo é muito mais na expectativa externa. Seguimos buscando a equipe cada vez mais forte. Do ponto de vista pessoal fico satisfeito e feliz.
O treinador rubro-negro não soube dizer o tamanho do desafio que é dirigir o clube mais querido do Brasil:
-Difícil quantificar o tamanho do desafio. É o ônus e o bônus de estar num time do tamanho do Flamengo. Nosso primeiro grande objetivo é o São Paulo, dia 18.
Barbieri falou sobre Babel, atacante holandês, que joga pelo Besikitas (TUR), e diz conhecer o jogador:
Babel pode reforçar o Flamengo
-Conheço o jogador, é de uma escola mundialmente conhecida, que é do Ajax. Jogador de seleção, que jogou Copa, sem dúvida muito qualificado. Sobre a adaptação, envolve tempo, varia muito de um para outro. De maneira geral, vejo que vem cada vez mais diminuindo as diferenças regionais, de escolas europeias, asiáticas, sul-americanas, num futebol tão globalizado.
Barbieri também falou sobre o recém contratado, o atacante colombiano, Uribe e disse que precisa de um tempo para conhece-lo melhor:
Uribe, o novo reforço rubro-negro
-Envolve adaptação até extracampo, então é importante o período, para conhecer melhor os companheiros, até questão de língua, para mim também para cconhecê-lo melhor. Criar sinergia de ideias e jogo.
Sobre Paolo Guerrero, o treinador rubro-negro disse que espera contar com ele, mas que o assunto não é de sua alçada:
Paolo Guerrero vive situação indefinida no clube
-Questão que foge da minha alçada, se a suspensão vai ser definitiva, não vai ser. Do pouco que conversamos o senti feliz de voltar a jogar. Acho que quando saiu a extensão da punição o apoiamos, não achamos justo. Está feliz, teve questão de saúde. Independente de renovação ou não, esperamos contar com ele no Flamengo.
Barbieri disse que ser for perguntado se podem negociar algum jogador, ele dirá que quer ficar com todos:
-Se me perguntarem se pode negociar alguém vou dizer que quero todos eles. A não ser que tenha multa, paguem e aí não tem o que fazer. Nada impede que possa usar dois, num jogo. Mas conto com todos eles.
Barbieri disse que ainda não definiu se Marlos Moreno será o substituto de Vinícius Jr:
-Utilizamos ele pelo lado esquerdo, ainda não tem equipe definida para enfrentar o São Paulo. Ele é uma das possibilidades. Passou por adaptação, vem crescendo. Vou usar três semanas para rodar bastante e definir.
Maurício Barbieri disse que vai manter o esquema de jogo, que o time criou identidade mas que nada o impede de fazer variações:
-A maneira de jogar entendemos que vamos manter. Construímos identidade e não vamos mudar. O que não quer dizer que não podemos ter variações. Marlos, Geuvânio são opções, podemos optar por jogar com dois atacantes de área.
Sobre a zaga titular, o treinador disse que está bem servido e que está avaliando ainda:
-Ainda estou avaliando todos, não tomei decisão. Mesmo que tomasse, não seria definitiva agora. Tivemos problemas físicos, e Léo Duarte e Thuler foram bem. Pouca relevância agora quem vai iniciar o segundo semestre. Estamos bem servidos.
Barbieri disse que está tranquilo quanto a chegada de reforços e que vem conversando com a diretoria rubro-negra:
-A gente tem conversado com a direção. Mesmo com essa saída (se referindo a Vinícius Jr), entendo que temos elenco qualificado. Todo mundo que chegar vai ser muito bem-vindo. Mas há questões de mercado, valores, jogadores. Meu foco é com quem está aqui, usá-los da melhor maneira. É possível que ocorram chegadas. Se chegarem vamos ficar satisfeitos, se não, vamos usar quem temos.
Barbieri disse que teve uma conversa com Trauco:
Trauco não deve permanecer no clube
-Conversamos rapidamente. Teve problemas particulares, veio conversar comigo. Conversamos bastante antes da Copa, sempre deixei claro para ele o quanto contamos com ele. Ele tinha expectativa grande de participar da Copa, agora pode focar só no Flamengo.
Sobre trocas na lista de inscritos na Libertadores, que vai até o dia 5 de agosto, Barbieri disse que ainda não fechou a lista definitiva, mas que está atento ao prazo final:
-Temos atenção grande nessa data, mas ainda não temos fechado ou definidas essas trocas. Vamos estudar bem e avaliar da melhor maneira.
Sobre os treinamentos que vem fazendo nesse período de Copa do Mundo, Barbieri explicou o que vem fazendo:
imagem: Gilvan de Souza / Flamengo
-Temos que ter controle do jogo, buscar jogo apoiado, mas como vamos fazer isso é que pode mudar. Sempre estamos abertos a variações, jogar com um ou dois volantes. Um ou dois atacantes, não necessariamente de área.
Vou citar um exemplo: já usamos Everton Ribeiro aberto e por dentro. Paquetá mais recuado e mais adiantado. São tipo de variações que se podem ser necessárias num jogo e treinamos para que saibam o que vamos fazer.
Mais importante é a função que o jogador exerce. Na mesma posição dois jogadores exercem funções diferentes. Quando uso Ribeiro aberto ele tem tipo de função. Geuvânio ali, outra. Fazemos isso para que todos entendam as mudanças, saibam o que fazer.
O Flamengo volta a jogar na quarta-feira, dia 18, contra o São Paulo, no Maracanã, às 21h45 (horário de Brasília), na partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.