Fla-Flu em finais de Campeonato Carioca: quem venceu mais?
Neste sábado (22), Flamengo e Fluminense se enfrentam pelo segundo e último jogo da final do Campeonato Carioca 2021, às 21h05, no Maracanã. A partida de ida terminou em 1 a 1 e, dessa forma, a decisão está em aberto. Vale lembrar que um novo empate resultará em pênaltis; ou seja, tudo pode acontecer. Desse modo, esta é a 11ª vez que as duas equipes se enfrentam em final de Carioca, sendo, até agora, 5 vitórias para cada lado. Confira abaixo:
O primeiro Fla-Flu em uma decisão de Carioca: 1936 – Fluminense campeão
Na época, a competição contava com apenas seis equipes e era disputada em pontos corridos. Portanto, após disputarem três turnos, Fluminense e Flamengo terminaram empatados com 23 pontos e foram para a decisão, disputada em uma melhor de três. A primeira partida terminou com empate em 2 a 2, a segunda o Tricolor venceu por 4 a 1 e assim, no último jogo o Rubro-Negro precisava vencer para forçar uma última partida. Mas não foi o que aconteceu: o terceiro confronto terminou em 1 a 1, com gols de Leônidas da Silva (Flamengo) e Hércules (Fluminense), tornando o Tricolor campeão do Carioca de 1936.
Campeonato Carioca 1941 – Fluminense campeão
Em 1941 o Carioca era por pontos corridos mas disputado em 4 turnos. Desse modo, os dois times chegaram à última rodada com chances de serem campeões. O Fluminense era líder com 44 pontos, enquanto o Flamengo era o vice, com 43. Quem ganhasse se tornaria o campeão, sendo que o Tricolor tinha a vantagem do empate. Portanto, foi justamente o que aconteceu: um empate de 2 a 2, com gols de Pedro Amorim e Russo (Fluminense) e Pirilo (duas vezes, Flamengo), o Tricolor levantou a taça mais uma vez.
Campeonato Carioca 1963 – Flamengo campeão
Já em 1963, o Carioca foi disputado por pontos corridos, mas em dois turnos. Mais uma vez a dupla Fla-Flu chegou com chances na última rodada e disputaram a taça entre eles. O Flamengo liderava o campeonato com 38 pontos, enquanto o Fluminense era o vice com 37. Quem ganhasse se tornaria o campeão, sendo que o Rubro-Negro tinha a vantagem do empate desta vez. Dessa forma, o Flamengo fez valer seu benefício e se tornou o vencedor do Carioca de 1963, após empate em 0 a 0.
Campeonato Carioca 1972 – Flamengo campeão
Em 1972, o Carioca já possuía um formato diferente. Na época, o Flamengo venceu a Taça Guanabara (1º turno do Carioca), enquanto o Fluminense conquistou a Taça Fadel Fadel (2º turno). Desse modo, os dois clubes disputaram a final em um triangular envolvendo o Vasco campeão da Taça José de Albuquerque (3º turno). Assim, em turno único, ambos derrotaram o Vasco e decidiram o título no último confronto. Em sete de setembro de 1963, o Rubro-Negro levantou a taça do Carioca após vencer por 2 a 1, com gols de Doval e Caio (Flamengo) e Jair (Fluminense).
Campeonato Carioca 1973 – Fluminense campeão
No ano seguinte, os dois times se enfrentaram novamente após Flamengo vencer a Taça Guanabara (1º turno), e o Fluminense conquistar a Taça Francisco Laport (2º turno). Dessa forma, por ter vencido também o Grupo B do 3º turno, o Tricolor conseguiu a vantagem do empate na decisão, mas acabou nem precisando. Após vencer o Rubro-Negro por 4 a 2, com gols de Manfrini (duas vezes), Toninho e Dionísio (Fluminense) e Dario (duas vezes, Flamengo), o Tricolor levantou a taça daquele ano.