O Flamengo anunciou a contratação do zagueiro Rodrigo Caio, que estava no São Paulo
O zagueiro de 25 anos assinou contrato com o rubro-negro carioca até dezembro de 2023. Rodrigo Caio custará aos cofres do Flamengo, cerca de 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 22 milhões), por 45% dos direitos econômicos do jogador. O São Paulo ficará também com 45% e os 10% restantes pertencem a Rodrigo.
Início da carreira:
Rodrigo Caio nasceu em Dracena e iniciou sua carreira em 2005, com 12 anos, na base do São Paulo. A estreia no profissional foi no dia 26 de junho de 2011 e as lembranças não são boas, pois, naquele dia, o São Paulo foi goleado pelo Corinthians por 5 a 0, no Pacaembu. O primeiro gol pelos profissionais foi em 20 de março de 2013, contra o São Bernardo.
Títulos:
Pelo São Paulo, Rodrigo Caio conquistou a Copa Sul-Americana em 2012. Em 2016, foi campeão olímpico com a seleção brasileira, nas Olimpíadas do Rio. Pelo tricolor paulista, Rodrigo Caio marcou 13 gols em 277 jogos. Em 2018, onde jogou pouco, o novo zagueiro rubro-negro marcou 2 gols em 23 jogos.
Curiosidade:
O zagueiro quase foi parar no Barcelona, onde chegou a fazer exames, porém, o time de Lionel Messi desistiu da contratação do brasileiro e preferiu o colombiano Murillo.
Polêmica:
Em 2017, no Morumbi, pela semifinal do campeonato paulista, no clássico contra o Corinthians, Rodrigo Caio, num lance incomum, aos 39 minutos do primeiro tempo, se acusou após o juiz ter dado um cartão amarelo à Jô, atacante corintiano, por causa de um pisão no goleiro Renan Ribeiro. Na ocasião, Rodrigo avisou ao árbitro Luiz Flávio de Oliveira que havia sido ele, quem tinha pisado no seu companheiro, de forma involuntária.
Com a confissão do zagueiro, o juiz Luiz Flávio de Oliveira voltou atrás na aplicação do cartão, que seria o terceiro amarelo de Jô, que tiraria o atacante do jogo da volta, onde o Corinthians empatou em 1 a 1, com gol do então beneficiado, Jô, que graças a atitude de Rodrigo Caio, pôde jogar e ainda ajudou o seu time a carimbar a vaga para a final contra a Ponte Preta. Veja o lance
A atitude de Rodrigo Caio recebeu muitos elogios e também críticas. Rogério Ceni, treinador do São Paulo na época, não gostou muito da atitude do zagueiro. Ceni deixou claro no intervalo da partida que não tinha gostado da atitude do zagueiro e perguntou ao zagueiro se ele sabia que Jô estava pendurado. Rogério Ceni sabia que o zagueiro tinha esta certeza, porque era hábito o time saber os adversários com dois amarelos. Se não bastasse isso, Rogério Ceni ainda perguntou se Rodrigo Caio acreditava que se fosse ao contrário, se algum jogador do Corinthians faria o mesmo.
Na coletiva após o jogo, Rogério Ceni foi irônico ao falar do lance:
“O Rodrigo Caio foi um gentleman, é uma atitude que vocês (jornalistas) têm que parabenizar porque ele é um menino bom. Jogou o jogo do fair play, assim como todos fazem durante uma partida” , disse Ceni.
Rogério Ceni chegou a criticar Tite, técnico da seleção brasileira, que convocou Rodrigo Caio, segundo Ceni, mais pela atidude de fair play do que pelo bom futebol apresentado pelo jogador naquele momento:
“Talvez o Rodrigo e o Tite sejam pessoas melhores que eu”, disse o atual técnico do Fortaleza, campeão da série B de 2018.
Alguns companheiros de Rodrigo Caio também não gostaram da atitude do jogador. O zagueiro Maicon chegou a dizer que preferia ver a mãe dos corintianos chorar, do que a dele.
“Eu acho que é melhor a mãe deles (corintianos) chorando do que a minha. Prefiro a mãe dos meus adversários chorando do que a minha”, disse Maicon
Na saída de campo, após o jogo, Rodrigo Caio falou sobre o episódio:
“Não fiz nada demais, fiz só o que deveria fazer”
A verdade é que de lá pra cá, Rodrigo Caio nunca mais teve o total apoio dos torcedores. Rodrigo também não se entendeu muito bem com Diego Aguirre, ex treinador do São Paulo, que aproveitou muito pouco o zagueiro na temporada, chegando a escala-lo na lateral direita, onde Rodrigo não conseguiu atuar bem. Agora no Flamengo, o campeão olímpico irá tentar reencontrar o seu futebol e se firmar com o manto sagrado.
Rodrigo Caio, que é a primeira contratação da gestão de Rodolfo Landin e vem para substituir Réver, que retornou ao Atlético-MG, posou para foto com Marcos Bráz, vice de futebol do clube e gravou um vídeo para a torcida do Flamengo. Confira:
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…