Flamengo caiu quatro vezes nas quartas da Libertadores

Enfrentando um time estrangeiro, o Mengão ainda não avançou à semifinal da Libertadores e só foi adiante quando foi bicampeão

Goleado no final de semana para o Internacional por 4 a 0, o Flamengo agora vai para Assunção buscando encaminhar sua vaga para a decisão de semana que vem. O embate será contra o Olímpia, tricampeão da América, que eliminou o próprio colorado nas oitavas. O Mengo de Renato passou pelo Defensa y Justicia.

Com a maior sequência sem queda na fase de grupos – cinco participações – o bicampeão da América quer ir mais longe. Para isso, precisa repetir o feito de 2019. Vale lembrar que o Rubro-Negro é o brasileiro com mais quedas na fase de grupos com cinco eliminações.

O Flamengo tem 17 participações em Libertadores e em 13 vezes teve a possibilidade de jogar quartas de final (vale lembrar que o regulamento até 1988 não previa esta fase). Contra o Olímpia, será a quinta vez, sendo a primeira contra um paraguaio.

Em 1991, o time pegou o Boca Juniors e foi eliminado com 4 a 2 no agregado. Em 1993, caiu para o campeão São Paulo por 3 a 1. A partir daí, foram 17 anos de espera para voltar aos oito melhores da América. Em 2010, ficou pelo caminho para a Universidad de Chile caindo pelo gol fora de casa após empate em 4 a 4 no agregado.

2019 foi único para os flamenguistas ao conquistar a Liberta e o Brasileirão. Em termos históricos, fez algo inédito na Copa. Depois de eliminar o Emelec nas oitavas, pegou o Internacional na fase de quartas de final. No Maracanã, venceu por 2 a 0 o time do Sul. No Beira-Rio, empatou e confirmou a vaga adiante. Na semifinal, eliminou o Grêmio de Renato. Em Lima venceu o River com Gabriel Barbosa guardando dois gols no apagar das luzes.