
De acordo com o Relatório Convocados Galápagos Outfield, desenvolvido pelo economista César Grafietti, que faz um raio x das finanças do futebol brasileiro, o Flamengo é o time que mais investe financeiramente em suas categorias de base. A pesquisa foi repercutida pelo UOL Esporte.
Desde 2019, a equipe carioca aportou R$ 184 milhões em seus talentos provenientes de divisões inferiores. Não à toa revelou alguns nomes de peso nos últimos anos, como Matheus França, João Gomes, Victor Hugo, Matheus Gonçalves, entre outros. Além dos inúmeros títulos conquistados no profissional.
Foram dez títulos, entre nacionais, internacionais e estaduais, entre 2019 e 2023. Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Internacional completam o Top 5. Além de ser o que mais investe, o Flamengo também é o que mais arrecada, somando R$ 564 milhões.
Esses números correspondem a todas as saídas e vendas dos clubes no período. “Como atletas a partir de 22 anos já tem mercado restrito na Europa, a grande maioria das negociações tem sido feitas por atletas formados, ou contratados ainda jovens”, aponta Grafietti.
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…