Flamengo pode disputar Mundial de Clubes 2021 sem ganhar Libertadores

Nos últimos anos, o Flamengo se consolidou como um dos protagonistas do futebol brasileiro. Vivo em três competições, o Rubro-Negro ainda tem a possibilidade de disputar o Mundial de Clubes deste ano, mesmo se não vencer a Libertadores. A situação se deve pelo fato do torneio não ter um local definido para acontecer.

Por conta da pandemia da Covid-19, o Japão abriu mão de receber os jogos. Diante disso, alguns países se movimentam para receber os jogos, inclusive o Brasil, através da Prefeitura do Rio de Janeiro, que já demonstrou o interesse de receber o evento. É neste fator que entra o Flamengo.

Assim, no cronograma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Brasileirão está cotado para terminar no dia 5 de dezembro. Diante da indefinição encontrada nas últimas semanas por conta da sede, o Mundial de Clubes ainda não possui datas de início e encerramento determinadas, mas geralmente ocorre nas primeiras semanas de dezembro.

Apesar disso, o Flamengo pode travar em um impasse em função das alterações no calendário e decisões da Fifa. Por mais que tenha a possibilidade de ser “beneficiado” com essa possibilidade, o Flamengo pode garantir sua vaga já na Libertadores. O clube está na semifinal e vai enfrentar o Barcelona de Guayaquil.