|

Flamengo precisa de feito inédito para ser campeão da Copa do Brasil

O Flamengo precisará remar contra a corrente para alcançar um feito inédito e ser campeão da Copa do Brasil. Isso porque, o clube carioca jamais se classificou ou foi campeão de algum torneio de mata-mata após perder o primeiro jogo na condição de mandante.

O levantamento, feito pelo Espião Estatístico do ge, exclui os jogos do Campeonato Carioca. Os dados mostram ainda que a maioria das quedas rubro-negras com derrota em casa no primeiro jogo aconteceu dos anos 2000 em diante.

Na década passada, por exemplo, houveram seis quedas deste tipo. Uma delas protagonizada por um time do atual treinador do Flamengo, Jorge Sampaoli. O argentino treinava a Universidad de Chile em 2011, ano em que a La U eliminou a equipe carioca nas oitavas de final da Sul-Americana após vencer por 4 a 0 no Engenhão.

A desclassificação mais recente aconteceu justamente contra o São Paulo, pela Copa do Brasil de 2020. Naquele ano, o Rubro-Negro perdeu no Maracanã por 2 a 1 e, no Morumbi, foi mais uma vez derrotado (3 a 0) e deu adeus à competição nas quartas de final.