Flamengo projeta negociação por permanência de Ayrton Lucas
Faltando três jogos para encerrar a temporada, o Flamengo já planeja o ano de 2023 e pretende iniciar a resolução de pendências na próxima semana. De acordo com o setorista Cahê Mota, do ‘ge.globo’, a diretoria rubro-negra nutre o desejo pela permanência de Ayrton Lucas.
O lateral-esquerdo pertence ao Spartak de Moscou, da Rússia, e chegou ao Flamengo em abril de 2022 por empréstimo com opção de compra se valendo da determinação da FIFA que permitia suspensão de contratos de atletas de equipes ucranianas e russas.
A cláusula de compra determinada no contrato é de 9 milhões de euros (R$44,9 milhões na cotação atual), mas é consenso internamente que o clube não vai desembolsar esse valor pelo defensor. Em razão do jogador não ter atingido as metas que obrigariam o clube a pagar os 9 milhões, a diretoria pretende negociar a redução do valor com o clube russo e conta com a vontade do jogador de permanecer no Rio para facilitar as tratativas.
Em última instância, está prevista a extensão do empréstimo aproveitando o gatilho da FIFA que permite a suspensão de contrato dos jogadores de clubes da Rússia e da Ucrânia até junho de 2023. Porém, a prioridade é a permanência do camisa 6 em definitivo.
Ayrton Lucas tem 25 anos e soma 38 jogos pelo Flamengo, com dois marcados e 5 assistências. O defensor teve participação importante na conquista da Libertadores, onde entrou no lugar de Filipe Luís ainda no primeiro tempo da final e causou a expulsão do zagueiro Pedro Henrique, do Athletico-PR.