Governador do DF garante Supercopa do Brasil no Mané Garricha com público vacinado

Supercopa Brasil - Flamengo - Athletico Paranaense Futebol Futebol - Supercopa Brasil - Flamengo x Athletico Paranaense - Estádio Mane Garrincha, Brasília, Brasil - 16 de fevereiro de 2020 Everton Ribeiro e companheiros de equipe do Flamengo comemoram com o troféu após a partida REUTERS / Adriano Machado

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na última quinta-feira (25), cravou que a Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, será disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida está marcada para o dia 11 de abril. A ideia da autoridade local é que os profissionais da saúde vacinados estejam presente nas arquibancadas.

Inspiração na NFL

Apesar da informação ainda não ter sido confirmada pela CBF, a entidade e Rocha trabalham para que haja público. A inspiração vem do último Super Bowl — a final do futebol americano —, realizado no dia 7 de fevereiro, em que 7.500 trabalhadores da área da saúde assistiram à partida.

Não foi definido ainda exatamente como será feita a distribuição de ingressos, mas a proposta, no momento, do Governador é de utilizar 10% da capacidade da arena, cerca de 7 mil pessoas.

Rivalidade crescente

Palmeiras e Flamengo é uma rivalidade que tem se acirrado desde 2016. Nesse ano, os dois disputaram a liderança do Campeonato Brasileiro, vencido pelo Palestra. A derrota rubro-negra foi responsável pela criação de um dos maiores memes da internet brasileira: o “cheirinho de hepta”.

“Cheirinho” foi uma brincadeira cria da pelos próprios flamenguistas, que abusaram de falar que estavam sentindo o aroma do heptacampeonato brasileiro. O odor se intensificou principalmente quando a distância para o líder Palmeiras ficou somente em um ponto, após vitória rubro-negra sobre o Fluminense com suposta interferência externa sobre a arbitragem do jogo, que anulou um gol tricolor de fato impedido após alguns minutos de indecisão. Nessa rodada, o alviverde somente empatou com o Cruzeiro, que brigava contra o rebaixamento, em Araraquara.

Em 2018, o decacampeonato brasileiro palmeirense em cima do Flamengo, de novo. No primeiro turno do torneio, porém, no empate por 1 x 1 no Allianz Parque, os flamenguistas emplacaram um dos maiores hits musicais brasileiros recentes: “Palmeiras não tem Mundial, não tem Copinha nem Mundial”.

Em 2019, o Flamengo foi a equipe mais vitoriosa do país, levando o Brasileirão e a Libertadores. Já em 2020, o Palmeiras foi o time mais vencedor, faturando a Copa do Brasil e a Libertadores, em solo carioca, justamente no Maracanã.

Supercopa do Brasil

A Supercopa do Brasil é o torneio de jogo único que reúne o vencedor do Campeonato Brasileiro com o da Copa do Brasil da última temporada. Recriado pela CBF em 2020, a Supercopa não era disputada desde 1992. A última edição foi conquistada pelo Flamengo, em cima do Athletico-PR.

Foto: Adriano Machado/Reuters