Leandro Vuaden será o árbitro da final da Supercopa entre Palmeiras e Flamengo
Leandro Vuaden é o árbitro escolhido para apitar a final da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, que acontece no dia 11 de abril, a princípio no Estádio Mané Garrincha. A escolha tem surtido um efeito que dividiu opiniões entre os torcedores das equipes, principalmente dos que são contra a atuação do profissional em campo.
No entanto, ele é o melhor árbitro do último Campeonato Brasileiro lhe dá respaldo para a participação na partida decisiva. Em 2017, após uma partida contra o Atlético-MG, o presidente Maurício Galiotte condenou a arbitragem de Vuaden. De acordo com o dirigente, o árbitro foi excessivamente rigoroso com o Palmeiras e adotou postura tolerante com o Atlético-MG. Sendo assim, os Alviverdes questionaram essa escolha.
Em contrapartida, os Rubro-Negros também não ficaram satisfeitos. Em um levantamento de 2018, com Leandro Vuaden no comando, o Flamengo havia conquistado apenas 9 vitórias, 6 empates e 14 derrotas, um aproveitamento de apenas 37%. Por fim, ano passado, o árbitro apitou clássicos de ambas as equipes: do Palmeiras, foi a partida contra o São Paulo, no Morumbi. Já do Flamengo, o empate contra o Botafogo, no Maracanã. Na ocasião, após checagem no VAR, houve uma marcação de pênalti para o Rubro-Negro no último minuto.
Em suma, Leandro Vuaden, Rodrigo Correa, Neuza Back e Wagner Reway, pelos critérios técnicos de qualidade da Comissão de Arbitragem da CBF, é o melhor quarteto do Brasil. Para homenagear o quarteto de arbitragem, a CBF presenteou árbitros e árbitro de vídeo com um Fiat Cronos e os assistentes com um Fiat Mobi.