Novo Domènec? Flamengo faz contato com ex-auxiliar de José Mourinho
De acordo com o jornalista Julio Gomes, em sua coluna no UOL Esporte, o Flamengo procurou Rui Faria, que foi auxiliar de José Mourinho por 17 anos. O português foi contatado no sábado pelo agente que está trabalhando junto ao clube carioca em Portugal para encontrar um técnico.
Dirigentes do Fla começam neste domingo as conversas para conseguir fechar um acordo o mais rápido possível. O desafio maior é convencer Rui Faria a trabalhar no Brasil. Os filhos do treinador vivem e estudam na Inglaterra. Inclusive, ele já recusou propostas do Besiktas, da Turquia, e de um grande russo recentemente.
Além disso, seu único trabalho como técnico principal foi no Al Duhail, do Catar. Assumiu o clube em janeiro de 2019 e conquistou a Copa do Emir. Rui saiu um ano depois porque não queria os jogadores que a diretoria tentava empurrar. A experiência com José Mourinho faz com que o Flamengo demonstre interesse em seu trabalho.
Rui Faria foi mais que um auxiliar. Era um verdadeiro braço direito e o grande conhecedor da “periodização tática”, método de treinamento desenvolvido originalmente em Portugal e que se disseminou entre vários treinadores importantes na Europa. Faria conquistou 26 troféus ao lado de Mourinho.
Novo Domènec Torrent?
Desde o fim da parceira, José Mourinho não ganhou nenhum título. De cara, há comparação com Domènec Torrent, auxiliar de Pep Guardiola por anos, mas que não funcionou no Flamengo. Porém, Julio Gomes ressalta que Rui Faria tinha um peso muito maior no trabalho de Mourinho do que Dome com Pep.
Porém, os preferidos do Flamengo sempre foram Jorge Jesus e Carlos Carvalhal. Diante da dificuldade, começou a estudar novos nomes, como Paulo Fonseca, que não se interessou; Rui Vitória, que acabou de ser demitido do Spartak Moscou; e Paulo Sousa, atual técnico da seleção da Polônia.