Prefeitura do Rio prepara esquema de fiscalização para a final o Carioca
Neste sábado, Flamengo e Fluminense se enfrentam pela finalíssima do Campeonato Carioca 2021. Esta será a segunda e última partida entre as equipes que empataram em 1 a 1 no jogo de ida, no último sábado. Sendo assim, o confronto está marcado para às 21h05, no Maracanã.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro prepara uma fiscalização especial para evitar a presença de público no estádio. Isso porque, na primeira partida, com mando de campo do Fluminense, a FERJ liberou convite para 300 convidados. Destes, 148 estiveram presentes, sendo apenas 8 da torcida Tricolor. Contudo, esta ação da entidade não teve o aval dos órgãos municipais, e acabou gerando multa à administração do Maracanã por ter sido considerada uma infração “gravíssima”.
De acordo com a prefeitura do Rio, ainda está em vigor o decreto 48425/21, que proíbe a presença de público em estádios e ginásios esportivos, mesmo que não pagante. Dessa forma, caso a infração volte a acontecer, o Maracanã poderá até mesmo ser interditado. Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde enviada ao site UOl:
“Haverá um esquema especial de fiscalização no Maracanã. Em caso de descumprimento das regras, o estabelecimento poderá ser interditado, além de aplicação de multa gravíssima em dobro, como está previsto no ART. 34, parágrafo 3, do Decreto 45.585/18”.
Durante a semana, FERJ e Flamengo tentaram mudar o local da final do Carioca com o intuito de colocar até 20 mil torcedores no estádio. A ideia era levar a final para Brasília, o que iria contra o próprio regulamento do campeonato que garante que a final do Carioca só poderá ocorrer no estádio Maracanã. Desse modo, o Fluminense em todo momento se opôs a este plano e, tanto a entidade quanto o Rubro-Negro desistiram.