|

Renato é o primeiro treinador pós-Jorge Jesus sem título pelo Flamengo

O Flamengo foi superado pelo Palmeiras na final da Libertadores e perdeu a oportunidade de conquistar o tricampeonato da competição. Além disso, a partida também deve ter sido o fim da linha para Renato Gaúcho. Após ter sido muito contestado e com desgaste interno, o clube não contará com o treinador para próxima temporada.

Inclusive, sua saída imediata é estudada, tendo em vista que não há clima no Ninho para a permanência do treinador. Nesse sentido, Renato é o primeiro treinador pós-Jorge Jesus que termina uma temporada sem títulos pelo Flamengo. Com a saída do português, o clube carioca optou por contratar Domènec Torrent, ex-auxiliar de Guardiola.

Assim, por mais que tenha sido demitido, o treinador participou da campanha do título do Brasileirão em 2020, então está marcado na história. Assim como Rogério Ceni, que terminou a caminhada pelo título da competição, além de ter vencido a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca.

Por fim, Renato assumiu o Flamengo com a equipe disputando o título do Brasileirão e bem encaminhado na Copa do Brasil e Libertadores. No entanto, acabou fracassando em todas as competições e terminará o ano e sua trajetória pelo Rubro-Negro sem qualquer títulos, algo marcante de forma negativa para ele e para o próprio Flamengo.

A prioridade na escolha do próximo treinador é que seja um técnico estrangeiro e que traga uma grande comissão técnica, tendo em vista que o clube passará por reformulações. Dessa forma, a saída imediata de Renato Gaúcho daria tempo para a diretoria analisar o melhor nome para assumir o Flamengo na próxima temporada.