| |

STJD denuncia Athletico-PR por atitude racista de torcedor contra o Flamengo

De acordo com o UOL Esporte, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Athletico-PR após um torcedor ter imitado macaco contra flamenguistas na partida que aconteceu no início do mês.

O clube paranaense foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O caso será julgado no dia 31 deste mês e a multa pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. No entanto, a perda de pontos só poderia acontecer se houvesse sido “praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”. Como não houve isso contra a maior parte dos torcedores do Flamengo, está descartado.

Por fim, o torcedor que fez o gesto racista pode ser proibido de frequentar a Arena da Baixada pelo prazo mínimo de 720 dias. O homem já foi identificado. A próxima partida do Athletico será contra o Atlético-MG, pela Libertadores, fora de casa. O Flamengo também joga como visitante, contra o Ñublense, do Chile.