|

Thiago Maia ou João Gomes: Qual é o melhor nome para substituir Gerson no Flamengo?

Após vencer o Cuiabá fora de casa, o Flamengo irá enfrentar o Fluminense neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Com a lesão de Diego Ribas, o Rubro-Negro poderá ter dois possíveis substitutos de Gerson formando a dupla de volantes na partida: Thiago Maia e João Gomes.

Dentro do atual elenco, os dois já demonstraram ter capacidade e personalidade para ocupar o espaço do “coringa”. Por mais que atuem mais ou menos na mesma posição, os dois tem características de jogo bem diferentes. Aos 20 anos, João Gomes subiu para o profissional com Domènec Torrent, mas ganhou espaço com Rogério Ceni.

O jovem é um volante clássico, com muita força física e boa marcação. Nos últimos três jogos em que atuou, o Garoto do Ninho teve uma média de 58 toques na bola, 78% de precisão nos passes, 29% de disputas ganhas e 0.3 interceptações. Por sua vez, Thiago Maia, de 24 anos, ganhou sequência no clube com a chegada de Domènec Torrent.

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Assim como Gomes, Thiago Maia é um jogador que pode atuar tanto como primeiro e segundo volante quanto jogar mais avançado. No final do ano passado, teve uma lesão séria no joelho e ficou afastado dos gramados por sete meses. O volante retornou a campo para uma partida oficial no último domingo contra o Juventude.

Contra o Cuiabá, entrou no segundo tempo e marcou seu primeiro gol com o Manto Sagrado. Além disso, Thiago Maia tem um aproveitamento de 86% de passes certos, 153 bolas recuperadas, 47 desarmes e uma assistência para gol. Gerson foi apelidado de “coringa” em virtude da sua capacidade de atuar em diversas funções.

Como fica o esquema tático do Flamengo com cada um?

Apesar de João Gomes e Thiago Maia serem bons nomes para substituir Gerson, o esquema tático do time muda com a entrada de cada um. Caso Gomes jogue, o Flamengo fica mais sólido defensivamente e o segundo homem do meio-campo tem mais liberdade para atacar. Com o Thiago Maia, a equipe ganha mais qualidade na posse de bola e tem mais poder ofensivo.

Sendo assim, cada jogador é importante em um determinado momento ou característica jogo. Nada impede também que eles possam atuar juntos em uma mesma partida, como pode acontecer no clássico contra o Fluminense. Apesar de Gerson ser insubstituível, os dois estão preparados para jogar no meio-campo do Flamengo.