Ao longo dos anos, após a geração mágica de 80, os torcedores reproduziram muitas vezes a frase “craque o Flamengo faz em casa”, porém, os anos 2000 não vinham sendo condizentes com tal afirmação. O clube colecionou fracassos com promessas que não correspondiam às expectativas da mídia e dos torcedores. Mais recentemente, o clube se reestruturou e a base não ficou fora disso, O Mais Querido tem se destacado nos últimos anos por vendas milionárias de jogadores jovens para a Europa, o MF listou alguns desses jogadores e mostrará como eles estão se saindo no velho continente, confira:
Vinícius Júnior:
Foto: Getty Images
Talvez a maior promessa revelada pelo Flamengo nos últimos anos, não a toa, Vini, é a maior venda da história do clube com um preço de 45 milhões de euros. O jovem de 20 anos que, atualmente, está no Real Madrid, vive altos e baixos desde que chegou a Espanha. Vinícius é muito elogiado pela ousadia em campo, dribles em alta velocidade e bom posicionamento em campo, porém, também é muito criticado pelas suas tomadas de decisões equivocadas. O atacante figura entre os titulares constantemente e é peça importante no elenco dos Galácticos.
Reinier:
Foto: Getty Images
Terceira maior venda da história do Flamengo pelo preço de 30 milhões de euros, o jovem não vem tendo muito destaque no continente europeu. Após um ano de destaque em 2019, Reinier, assim como Vinícius, foi até o Real Madrid porém, rapidamente, foi emprestado ao Borussia Dortmund com a esperança de mais oportunidades entretanto isso não vem acontecendo. Reinier tem sete jogos pelo BVB sem nenhuma participação direta em gols. Os representantes do atleta e o Real Madrid não estão felizes com a situação e a chance de Reinier ser reemprestado na próxima janela de transferências é grande.
Lucas Paquetá:
Foto: Getty Images
O jovem sensação do Campeonato Brasileiro de 2018 foi vendido ao Milan por 35 milhões de euros, sendo assim, a segunda maior venda da história do Flamengo. Nos rossoneri o brasileiro não encantou e foi criticado abertamente até pelo treinador, que até então era Marco Giampaolo, o italiano afirmou que o meia precisava “ser menos brasileiro e mais objetivo”. Com o baixo rendimento no Milan, Paquetá acabou sendo vendido ao Lyon da França. Com mais espaço e oportunidade, Lucas Paquetá vem sendo bastante elogiado por suas atuações, no último domingo, o jogador foi considerado o melhor em campo no triunfo do Lyon sobre o PSG.
Jorge:
Foto: Getty Images
O lateral-esquerdo, que surgiu bem no Flamengo em 2015, não conseguiu espaço na Europa. Após ser vendido em 2017 por cerca de 8,5 milhões de euros, Jorge, não obteve destaque no Mônaco da França, o jogador foi emprestado ao Porto mas também não conseguiu espaço. Em 2019, Jorge voltou ao Brasil para jogar no Santos, o jovem conseguiu se destacar e ajudou o clube paulista a terminar o campeonato na segunda posição, atrás apenas do Flamengo. Atualmente, o atleta está emprestado pelo Mônaco ao Basel da Suíça.
Léo Duarte:
Foto: Getty Images
Zagueiro, que foi revelado pelo Flamengo em 2016, é a quinta maior venda do clube com o preço de 11 milhões de euros, chegou ao Milan em 2019, porém, assim como Lucas Paquetá, não conseguiu render no clube italiano. Pouco tempo em campo e lesões atrapalharam o processo de adaptação do brasileiro que deve ser negociado na próxima janela de transferências, basta saber se o jogador irá continuar no velho continente ou retornar ao Brasil.