|

Vitória sobre o Vélez faz Flamengo quebrar tabu de 20 anos na Argentina

A vitória sobre o Vélez Sarsfield teve um gosto especial para os flamenguistas. Além de marcar um início com o pé direito na principal competição de clubes do continente, um tabu de longa data caiu. O rubro-negro não vencia uma partida em solo argentino desde 2001, quando bateu o San Lorenzo pelo placar de 2 a 1, na fase de grupos da extinta Copa Mercosul.

Embora o Flamengo acumulasse diversas participações na Libertadores e Sul-Americana, jogar na Argentina era a pedra no sapato do clube. Desde a vitória em Almagro, uma seca de sete partidas se estabeleceu, com cinco empates e duas derrotas. Pela Libertadores, esta foi apenas a segunda vitória da história do time carioca no país vizinho. A outra havia sido uma goleada por 3 a 0 sobre o River Plate em 1982, gols de Zico, Nunes e Lico.

Com a escrita quebrada, o Flamengo pode se preparar para mais confrontos complicados pela Libertadores. Na próxima terça, enfrenta o Unión La Calera, vice-campeão do campeonato chileno, no Maracanã. Antes, porém, a equipe de Rogério Ceni joga a última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca contra o Volta Redonda, no Sábado. Caso vença a partida, o rubro-negro será campeão da Taça Guanabara pela vigésima terceira vez em sua história.

Foto Capa: Getty Images