Fluminense adere à campanha antirracista
Com as redes sociais ainda em efervescência após o anúncio do retorno do atacante Fred Guedes, o Fluminense aderiu nesta segunda-feira à campanha antirracista “Vidas Negras Importam”, que originalmente surgiu em Minneápolis (EUA) com a morte de George Floyd por um policial há uma semana.
Junto da publicação do card, o clube acrescentou na legenda uma das frases mais famosas da ativista Viola Davis: “Numa sociedade racista não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”. O Tricolor das Laranjeiras foi o segundo clube dos quatro grandes do RJ a aderir a campanha. Além do Fluminense, Vasco e Flamengo demonstraram apoio ao movimento.
O posicionamento do clube já era esperado após um domingo de protestos pró-democracia conduzidos por torcidas organizadas do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, que originou em um movimento antifacista nas redes sociais que promete tomar as ruas no próximo domingo. Durante a movimentação muitos torcedores levantaram a bandeira da campanha internacional.
Esta não é a primeira vez que o Fluminense adere à campanhas nacionais e internacionais pautadas nos Direitos Humanos. Em novembro do ano passado, no Dia da Consciência Negra, o clube produziu um material explicando de onde surgiu o termo “pó-de-arroz”, expressão que por muito tempo perseguiu o clube como sendo racista. Mulheres e LGBTQI+ também já foram pautas de campanhas e produções do clube que se intitula como “Time de Todos”.