| |

Fluminense monta elenco em sigilo para evitar concorrência

O elenco do Fluminense para a temporada 2020 ainda é uma incógnita. Enquanto os outros clubes anunciam aquisições e perdas, o clube carioca prefere manter sigilo sobre suas contratações para evitar a disputa de atletas com outros clubes.

“Tem bastante coisa adiantada nossa. Infelizmente não vou poder citar nomes aqui. É a minha maneira de trabalhar. Até porque quando eu cito nomes, eu abro concorrência e aumenta o valor”, revelou o presidente Mário Bittencout, durante coletiva nesta segunda-feira.

Apesar disso, Bittencourt ressaltou que o elenco do Fluminense para 2020 será competitivo.

“Eu posso garantir à torcida que nós vamos ter um time muito bom. Dentro da nossa realidade, mas um time excelente. Pode ter certeza disso.”

O Tricolor encontra dificuldades na renovação dos contratos do lateral-esquerdo Caio Henrique, e do volante Allan. Os dois foram destaque na última temporada. Clube e atletas já manifestaram interesse em manter a contratação para este ano, mas a “batida do martelo” esbarra nos números.

Caio Henrique pertence ao Atlético de Madrid. O clube espanhol pediu um milhão de euros para emprestar o jogador por mais um ano. Fora da realidade do clube carioca, o Fluminense fez uma contra-proposta: a metade do valor e o pagamento parcelado. O Atlético de Madrid recusou. O Fluminense fez, então, outra proposta, desta vez para a compra de 50% de Caio Henrique. A proposta também foi recusada.

Mas a negociação não é tão simples. Segundo Mário Bittencourt, o clube espanhol não tem interesse em vender o jogador, mesmo o lateral-esquerdo manifestando o desejo de permanecer no Brasil. Quem também entra na disputa é o Grêmio, que estuda o empréstimo do atual tricolor. Negociação que, segundo Mário, desperta mais interesse no Atlético de Madrid.

A negociação também está apertada por Allan. O Fluminense tenta um acordo com o Liverpool para a permanência do volante. Nos últimos dias a negociação parece ter avançado, já que o clube carioca aumentou o valor da oferta e diminuiu a quantidade de parcelas. O Liverpool só quer vender 90% de Allan. O Atlético Mineiro entrou na disputa pelo jogador, mas a agremiação carioca diz estar confiante do desfecho positivo e da permanência do atleta.

Enquanto o Tricolor das Laranjeiras luta para manter esses jogadores, também enfrenta a negociação de Orejuela, que pertence ao Fluminense, mas que não tem interesse em voltar ao clube. Apesar do retorno do volante ter sido um pedido do técnico Odair, a diretoria do clube negocia sua venda para um clube mexicano. “Não quero aqui nenhum jogador que não queira jogar com a gente”, disse Bittencourt.

Empréstimos

Três empréstimos também estão sendo encaminhados pela diretoria do Fluminense: o atacante Felippe Cardoso, que pertence ao Santos e estava no Ceará, mas deve ser emprestado ao tricolor por um ano; o meia Yago Felipe, que estava emprestado ao Goiás, mas pertence ao Vitória; e Caio Paulista, atacante do Avaí, que também deve ser emprestado por um ano ao clube carioca. De acordo com informações apuradas por esta reportagem, os contratos já foram apalavrados, mas ainda falta a assinatura.

Renovações

Apesar do sigilo em relação aos reforços, o clube tem divulgado as renovações de contratos. Oficialmente estão renovados os contratos do lateral-direito Igor Julião; e do goleiro Marcos Felipe. Os dois fecharam como Fluminense para a próxima temporada antes do fim do Brasileirão. O lateral-direito Gilberto, também vai permanecer no clube. Ele foi comprado da Fiorentina e o contrato prevê a permanência dele no Fluminense por dois anos e meio.

Outros nomes estão encaminhados para a renovação, mas ainda não assinaram os contratos. São eles: o zagueiro Nino, o volante Yuri, o atacante Pablo Dyego e o zagueiro Digão, que aguarda a rescisão contratual com o Cruzeiro.

E o Fred?

O Presidente do Fluminense também falou sobre a suposta negociação com o ex-tricolor, Fred e negou acordo. “Não temos nada acertado, não conversamos nada sobre isso. É óbvio que eu tenho interesse em repatriar o Fred um dia, todo mundo sabe disso, só que eu não trabalho com especulação e nem mentira”.

Colaborou Alessandro Borges

Foto da capa: Mailson Santana/FFC