Flávio Araújo é o novo técnico do Fortaleza
O Fortaleza Esporte Clube comunica à Nação Tricolor a contratação do técnico Flávio Araújo para comandar a equipe de futebol profissional na temporada 2016. O vínculo com o treinador tem duração até o final do próximo ano.
Além de Flávio, o auxiliar técnico Hélio Pinheiro, o preparador físico Pedro Henrique e o preparador de goleiros Wellington Teles integrarão a nova comissão técnica do Leão.
Natural de Fortaleza, Flávio José Araújo, de 52 anos, iniciou a carreira como técnico em 1998, no Icasa, e já passou por mais de 20 clubes, com diversas conquistas no currículo, entre títulos e acessos de divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2015, o treinador esteve à frente do River-PI, pelo qual conquistou o título do Campeonato Piauiense e o vice-campeonato brasileiro da Série D.
Esta será a terceira passagem de Flávio Araújo pelo Tricolor. A primeira foi em 2000, quando levou a equipe até a semifinal do primeiro turno do Campeonato Cearense e deixou o cargo após a eliminação nos pênaltis para o Juazeiro. Foram 11 jogos, com oito vitórias, um empate e duas derrotas – aproveitamento de 75,7%. O time marcou 24 gols e sofreu 12.
O treinador retornou ao Pici em 2011. Na ocasião, comandou o Leão em boa parte do Estadual e na Copa do Brasil. No Cearense, foram 12 vitórias, três empates e cinco derrotas em 20 jogos – aproveitamento de 65% -, com 40 gols marcados e 21 sofridos. Já no torneio nacional, foram três jogos, com uma vitória e duas derrotas – 33,3% de rendimento. Foram quatro bolas nas redes a favor e seis contra.
No total, em duas passagens, Flávio Araújo soma 34 jogos à frente do comando técnico do Fortaleza, com 21 vitórias, quatro empates e nove derrotas – 65,6% de aproveitamento -, sendo 68 gols feitos e 39 sofridos.