Fortaleza pode ser o primeiro nordestino em uma semifinal de Sul-Americana
O Fortaleza está perde garantir sua vaga na semifinal da Sul-Americana e fazer história entre os times do nordeste em torneios continentais. Isso porque, caso confirme a classificação, o Leão será o primeiro da história da região a chegar tão longe nesta competição.
Anteriormente, o máximo que uma equipe nordestina conseguiu foi chegar às quartas de final. Em 2017, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Sport foi eliminado pelo Junior Barranquilla nas quartas de final. Um ano depois, o Bahia caiu para o Athletico na mesma fase.
Em 2020, mais uma vez o Tricolor de Aço parou nas quartas de final, Defensa y Justicia. Recentemente, no ano passado, o Ceará ficou por um triz de conseguir a vaga, mas foi perdeu em casa, nos pênaltis, para o São Paulo. O levantamento foi feito pela ESPN.
Com a vitória por 3 a 1 no jogo de ida contra o América-MG, o Fortaleza pode perder até por um gol de diferença que ainda assim estará nas semifinais. Caso consiga a classificação, a equipe nordestina enfrentará Corinthians na fase que antecede a grande final.
Vale lembrar que na década de 1990, o CSA e Sampaio Corrêa chegaram ao menos na semi da Copa Conmebol, o time alagoano foi até a final, sendo derrotado para o Talleres.