República Centro-Africana, o sonho de saltos maiores foi perdido

Foto: República Centro-Africana.

Enquanto a maioria dos torcedores de futebol está preocupado com a Copa de 32 países existe uma grande parcela do mundo que observa de longe a competição.

Entre eles tem a República Centro-Africana de Bangui, a capital e cerca de 5 milhões de pessoas que pareciam em constante evolução nesse último ciclo pela chegada de Kondogbia e os investimentos da FIFA no futebol do país prometido pelo presidente que resultaram na classificação da CHAN sub-20.

Após o Mundial de 2018, o ex-atleta da Seleção Francesa e atualmente no Valencia decidiu jogar no local de nascimento dos seus familiares se juntando a atletas como o zagueiro Cédric Yambéré (PAE Chania), o meia Amos Youga (CSKA Sofia) e o atacante Frédéric Nimani (sem clube), assim se observava uma melhoria no elenco, mas isso não se confirmou em campo.

Nas Eliminatórias da CHAN 2021, as Bestas Selvagens (Les Fauves) venceram somente Burundi, mesmo com isso ficou em último em seu grupo.

Sabendo das dificuldades de estrutura na Federação e precisando de acréscimo no elenco apostaram em jovens que estavam na base de clubes europeus, exemplo do zagueiro Peter Guinari (hoje no FC Wiltz 71) e o atacante Arnaud Tattevin (FC Borgo), além da chegada do treinador suíço Raoul Savoy (treinou três seleções africanas antes).

Nem assim, melhorou o desempenho, apesar da vitória contra a Nigéria nas Eliminatórias da Copa em casa (gol de Karl Namnganda) ficou atrás de Cabo Verde e Libéria terminando em quarto.

O momento que parecia de consagração enfim, acabou nesse ano, pois o volante Kondogbia se aposentou do selecionado chegando a atuar em oito partidas e os atletas mais tarimbados seguiram o caminho dele também.

Atualmente, somente o atacante César Lobi Manzoki tem destaque fora do Continente Africano, atuando no Dalian Profesional (jogava em Uganda). Resta a localidade, aproveitar os destaques do sub-20 e assim conseguir um futuro enfim de glórias.

Os jogadores com mais finalizações na fase de grupos da Copa do Mundo 2022 15 jogadores que podem chegar ao Vasco após parceria com empresário Dani recordista! Os jogadores mais velhos a atuarem pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo Os 10 pilotos brasileiros com mais abandonos na história da Fórmula 1