Nos últimos dias, a equipe do Mercado do Futebol foi ao bairro Bom Jardim para entrevistar o coordenador da liga no bairro, Seu Lisboa que contou a história e atual estrutura do futebol amador na cidade
Fundação do clube e da liga atual do bairro:
Em 1985, o Seu Lisboa fundou o Esporte Clube Bom Jardim e se filiou a liga esportiva do bairro (os clubes mais antigos do local são da década de 1970). O presidente da liga na época deixava alguns trabalhos da agremiação de lado o que gerava certa revolta de seus filiados. Em 1994, o presidente se afastou e deixou a liga com o seu vice-presidente e assim o entrevistado foi convidado para ser administrador de competições. Após um ano de reestruturação e retomada de crescimento da liga, o antigo presidente voltou e o descontentamento junto com ele.
A Liga Desportiva da Tríplice Aliança (Santo Amaro, Santa Cecília e Granja Lisboa) foi fundada no dia 14 de fevereiro de 1995 como forma de reunir os desportistas do bairro e até o momento segue firme em seu projeto, tendo o apoio dos clubes da liga anterior. O Seu Lisboa foi o presidente fundador (atualmente a presidência é composta por uma mulher) é o coordenador de competições da liga. Então a fundação foi o resultado da criação do clube, do amor e das pessoas acreditarem em seu projeto.
Entrega de cargo no seu time e Relação com o poder público:
O fato de ser presidente de um clube e presidente da liga criou um entrave na relação de Lisboa com os desportistas dos outros clubes, assim ele entregou o cargo ao vice-presidente (Seu Eta). As dificuldades foram vistas em campo, Lisboa era atacante da equipe que fundou e alguns pensavam que o arbitro “roubava”, pois ele era o presidente da liga, após esses incidentes passou a trabalhar somente na presidência. Em 2001, por causa do trabalho na liga foi indicado ao cargo de diretor de Esporte e Lazer da Regional V pelo então prefeito Juraci Magalhães.
Com esta aproximação entre o futebol amador e o poder público houve a criação da Copa Cidade de Fortaleza em 2002, o Bom Jardim foi vice-campeão da regional e o dinheiro conquistado pela premiação foi dividido pela diretoria para pagamento de despesas e para os jogadores. No entanto, os atletas queriam o prêmio por inteiro e assim criou-se uma polêmica, por isso não foram a campo na final e perderam por W.O, após a questão o Esporte Clube Bom Jardim não existe mais.
Em 1995, a primeira competição foi composta com 27 equipes (cada clube com duas quadras ou seja 54 equipes no geral) e hoje somente se tem 10 elencos (com duas quadras cada), o principal motivo é a decadência financeira. Os times não recebem apoio do poder público e os custos são altos (80 reais por fim de semana com a arbitragem, 320 reais por mês), além disso a lavagem do material e o dinheiro no entretimento dos atletas no pós-jogo. Uma equipe gasta 300 reais por semana, 1200 reais por mês, esse gasto somente é suportado por pessoas da Construção Civil.