Possível adversário do Palmeiras, Ulsan Hyundai mantém trabalho longevo e busca avançar no Mundial de Clubes
Próximo da decisão contra o Tigres-MEX, a equipe coreana tenta se impor no seu segundo Mundial de Clubes de sua história.
Os últimos anos do Ulsan Hyundai foram de crescimento expressivo. O trabalho intenso desde 2016 leva a equipe a sonhar alto e com o encontro contra o Tigres-MEX e com chances reais de um eventual embate frente ao Palmeiras, os coreanos buscam a consagração no Mundial de Clubes.
Fundado em 1983 (37 anos) a jovem equipe nunca conseguiu ser dominante nacionalmente, porém dava saltos para ser reconhecida. Ainda em 2012 venceu o primeiro título da AFC Champions League e participou do Mundial de Clubes. Naquela edição, vencida pelo Corinthians, os Tigres de Ulsan enfrentaram o Monterrey, do México, e acabou sendo derrotado por 3 a 1 e ficou com o 5º lugar.
O ponto de virada veio após a contratação do então recente treinador Do Hoon Kim em 2016. Apesar de não ter conseguido títulos nacionais, o time passou de mero coadjuvante para uma das forças do país. As boas campanhas na fase de grupos da Champions League Asiática não eram o suficiente para vencer o troféu.
Conquista continental
Com a base da equipe consolidada, o Ulsan chegou na competição continental como uma das favoritas ao título. A campanha sólida na primeira fase que contou com 5 vitórias em 6 jogos seria o ensaio da consagração. Os triunfos seguintes renderam a segunda conquista que não vinha desde 2012. Um dos destaques foi o atacante brasileiro Junior Negão, onde foi um dos artilheiros com 7 gols, além do norueguês Bjorn Johnsen.
Agora, sob o comando de Myung Bo Hong, o Ulsan Hyundai poderá ser o próximo adversário do atual campeão da América. Ainda hoje (4) os coreanos terão um difícil confronto frente ao Tigres-MEX para decidir a classificação.
