|

Técnico brasileiro quer ser finalista da Copa da Tailândia e busca do primeiro título na carreira fora do país

Na última quarta-feira (13), o Chiangrai United, liderado pelo técnico brasileiro Gabriel Magalhães, se classificou para as quartas de final da Copa da Tailândia, ao vencer o Songkhla por 4 a 0, fora de casa. A equipe do Norte do país aguarda agora o sorteio da próxima fase, que irá revelar o seu adversário nas quartas de final da competição, no qual o comandante tem como meta chegar à final.

Com a classificação garantida, o clube busca continuar avançando para assegurar uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia, que tem uma importância enorme no continente. Além de já terem levantado a taça do torneio pela primeira vez em 2018, e tentam ser bicampeões nesta temporada. Com isso, o treinador conta como deve ser o planejamento do time para as próximas fases.

“Conseguimos uma vitória importante, diante de um time que é o destaque das divisões inferiores. O regulamento aqui muda muito, porque a gente só pode ter três estrangeiros e não pode usar nenhum outro asiático na Copa além dos tailandeses, então tivemos que mudar nossa formação. Foi um jogo bem duro, mas a gente conseguiu uma importante vitória e agora nos classificamos para as quartas. Agora enfrentaremos equipes da primeira divisão em jogos únicos. A ideia na competição é manter o foco, manter o objetivo, tentar esse sonho da Copa, que não será fácil, mas ao mesmo tempo pontuar na Liga para não ter risco de degola” – disse.

Gabriel é um dos poucos treinadores brasileiros fora do Brasil, além de ser um dos mais jovens, com seus 40 anos de idade. Com sua Licença PRO da CBF Academy, o técnico tem passagens por Corinthians, Fortaleza, Sampaio Corrêa e outros clubes no Brasil, mas logo migrou para o futebol asiâtico. Chegou ao Chiangrai para ser auxiliar, mas logo virou treinador da equipe B e, no final de 2022, foi efetivado como comandante do time principal. Com 50 jogos pela franquia recém-completados, Gabriel Magalhães acredita que a paralisação do futebol no país, será de extrema importância para preparar seus atletas mais jovens e ter novas jogadas.

“A gente fez uma mudança pra jogar com linha de quatro, tivemos dificuldade em algumas coisas, então tá na hora de tentar colocar alguns atletas mais jovens pra jogar também. Esse tempo pra treinar vai ser importante para que a gente consiga desenvolver melhor os atletas. O futebol envolve várias questões de treinamento, coisas auê temos que aperfeiçoar, para desempenhar bem na Liga e também tentar esse sonho que seria mais uma Copa para o Chiangrai.” – concluiu.

A equipe volta a campo apenas no dia 31 de março, contra o Buriram, fora de casa, às 7h30, pela Thai League 1. Competição em que, atualmente, ocupa a oitava colocação, com 26 pontos.