Tianjin Tianhai, ex-time de Pato e Luxemburgo, decreta falência

Nesta segunda-feira, o Tianjin Tianhai (ex-Tianjin Quanjian) decretou falência por conta de problemas financeiros e anunciou sua retirada da próxima edição do Campeonato Chinês. A saída abre vaga para o Shenzhen FC, rebaixado para a segunda divisão no ano passado.

Criado em 2006 como Tianjin Quanjian, por causa do nome do grupo especializado em medicina tradicional chinesa, a agremiação estreou na segunda divisão em 2011. O clube ficou conhecido por contratar diversos nomes estrangeiros badalados e a preço de ouro, como Alexandre Pato, Geuvânio, Jadson e Axel Witsel, além dos atacantes Júnior Moraes e Anthony Modeste. O Tianjin ainda teve Vanderlei Luxemburgo e Fabio Cannavaro como treinadores.

Na noite de ontem, em Tianjin, alguns torcedores foram à frente da sede do Tianjin Tianhai e acenderam velas em memória do clube. Detalhe para a sigla JQJFC (Tianjin Quanjian Football Club).

Fotos: Twitter/Leonardo Hartung

Em janeiro do ano passado, o fundador do grupo Quanjian e presidente do clube, Shu Yuhui, foi preso por atividades ilegais. O nome do time mudou para Tianjin Tianhai, os melhores jogadores saíram e o clube terminou o campeonato em 14º lugar e quase foi rebaixado. Porém, a grave crise financeira e a recessão econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus foi a gota d´água para o clube.

A mídia chinesa noticiou que jogadores chegaram a abrir mão de seus salários durante a pandemia, para ajudar o clube, mas sem efeito.

Li Weifeng, ex-zagueiro que trabalhava como técnico no clube, em entrevista ao Southern Metropolis Daily, comentou a situação complicada que o Tianjin vive. “O time deve salários por 4 meses. Durante estes 4 meses, cada jogador mostrou uma energia muito positiva.”

Bons desempenhos nos últimos anos

Nas últimas temporadas, o Tianjin Tianhai teve seus melhores desempenhos. Sua melhor temporada foi em 2017, quando ficou em terceiro lugar na Superliga da China e participou da Champions da Ásia.

As recentes temporadas do agora extinto Tianjin Tianhai, ex-Tianjin Quanjian:

2016: Campeão da Segunda Divisão chinesa.

2017: 3º lugar na estreia na Super Liga e vaga na Champions League da Ásia.

2018: 9º lugar e quartas de final na estreia na Champions asiática.

2019: 14º lugar na Super Liga.

2020: Clube decreta falência.