TUDO SOBRE O CAPIXABÃO 2019
O Campeonato Capixaba começará no dia 02 fevereiro com uma nova formula de disputa. A aprovação aconteceu no dia 4 de setembro de 2018, durante o encontro dos clubes e a Federação de Futebol (FES). A nova disputa ficará da seguinte forma: todas as 10 equipes se enfrentam em turno único com nove jogos e os oito melhores classificados avançam para as quartas de final (com o 1º enfrentando o 8º, o 2º pega o 7º e assim sucessivamente, em cruzamento olímpico) em jogos de ida e volta, os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados.
Também ficou definido em sorteio que Estrela do Norte, Rio Branco-ES, Vitória-ES, Serra e Tupy-ES terão cinco jogos como mandante, os demais terão apenas quatro.
SANTÃO FORA!

No final do mês de novembro, a diretoria do Espirito Santo Futebol Clube enviou um oficio para a Federação de Futebol (FES) abrindo mão da sua vaga na elite do estadual. O motivo da desistência não foi informado e desde então as atividades no clube estão paralisadas. Com isso, de acordo com o regulamento, a vaga deixada passaria para o terceiro colocado da Série B, Aracruz, que também abriu mão da vaga por problemas financeiros. Sendo assim, a vaga caiu no colo do quarto colocado, a equipe do Castelo.
O convite para a participação do quarto colocado foi executado para atender o item C do artigo 84 do regulamento da competição que diz: “Fica estabelecido que a primeira divisão será composta de no máximo 10 equipes, devendo eventuais vagas surgidas, em razão de desistências ou impedimentos, ser preenchidas observando o critério técnico da classificação imediatamente inferior, sendo livre o número de participantes na segunda divisão. “
A equipe do Espirito Santo que tinha conquistado o acesso, volta a ser “rebaixado”.