TUDO SOBRE O CAPIXABÃO 2019

O Campeonato Capixaba começará no dia 02 fevereiro com uma nova formula de disputa. A aprovação aconteceu no dia 4 de setembro de 2018, durante o encontro dos clubes e a Federação de Futebol (FES). A nova disputa ficará da seguinte forma: todas as 10 equipes se enfrentam em turno único com nove jogos e os oito melhores classificados avançam para as quartas de final (com o 1º enfrentando o 8º, o 2º pega o 7º e assim sucessivamente, em cruzamento olímpico) em jogos de ida e volta, os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados.

Também ficou definido em sorteio que Estrela do Norte, Rio Branco-ES, Vitória-ES, Serra e Tupy-ES terão cinco jogos como mandante, os demais terão apenas quatro.

SANTÃO FORA!

Foto: João Brito.

No final do mês de novembro, a diretoria do Espirito Santo Futebol Clube enviou um oficio para a Federação de Futebol (FES) abrindo mão da sua vaga na elite do estadual. O motivo da desistência não foi informado e desde então as atividades no clube estão paralisadas. Com isso, de acordo com o regulamento, a vaga deixada passaria para o terceiro colocado da Série B, Aracruz, que também abriu mão da vaga por problemas financeiros. Sendo assim, a vaga caiu no colo do quarto colocado, a equipe do Castelo.

O convite para a participação do quarto colocado foi executado para atender o item C do artigo 84 do regulamento da competição que diz: “Fica estabelecido que a primeira divisão será composta de no máximo 10 equipes, devendo eventuais vagas surgidas, em razão de desistências ou impedimentos, ser preenchidas observando o critério técnico da classificação imediatamente inferior, sendo livre o número de participantes na segunda divisão. “

A equipe do Espirito Santo que tinha conquistado o acesso, volta a ser “rebaixado”.

ESTRELAS EM CAMPO:

Foto: Ricardo Medeiros.

Contratado pelo Rio Branco-ES, Loco Abreu foi recebido com festa pela torcida que lotou o Aeroporto da capital capixaba. Torcedores do Botafogo do Rio de Janeiro, onde o uruguaio é idolo, também fizeram parte dessa recepção no último dia 08 de janeiro.

Loco Abreu chegou com status de contratação mais cara e, como já era de se esperar, ídolo.  Batendo recorde de venda de camisa em um evento de lançamentos das camisas Riobranquense, foram quase 1000 camisas vendidas e personalizadas com o nome de Loco Abreu em apenas três horas.

Além de ter o salário acima do padrões do futebol capixaba (cerca de 35 mil por mês), o atacante de 42 anos que assinou seu contrato com o time capixaba no dia 12 de Dezembro, terá a sua disposição um apartamento em área nobre da Grande Vitória: Praia do Canto, em Vitória, ou na Praia da Costa, em Vila Velha e um carro modelo SUV que possui versões 2019 entre R$ 199 e R$ 220 mil, tudo isso custeado pelo Rio Branco Atlético Clube. O contrato vai até o final do Capixabão, que esta previsto para Abril.

Foto: Reprodução/Instagram

A equipe do Serra também não quer ficar atrás e está em negociação com uma cervejaria para a contratação de Aloisio Chulapa, o ex-atacante já tem 43 anos e teria seu retorno ao futebol em solo capixaba. Está tudo acertado entre o atleta e o clube, o impasse está por conta da procura de um grande patrocinador.

ESTREIA DO CAMPEONATO

02/02: Estrela do Norte x Castelo – 16h – Estádio Sumaré

02/02: Tupy-ES x Desportiva Ferroviária – 16h – A definir 

02/02: Serra x Real Noroeste – 16h – A definir

02/02: Vitória-ES x Atlético-ES – 16h – Estádio Salvador Costa

02/02: Rio Branco-ES x Rio Branco VN – 16h – Estádio Kleber Andrade

O campeão capixaba garante  vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e  Copa do Brasil, ambas em 2020.

Foto:  Divulgação Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube.