Futebol Feminino

3 jogadoras que se destacaram nas Olimpíadas de Tóquio-2020

O futebol feminino das Olimpíadas de Tóquio-2020 acabou nesta sexta-feira (6), no estádio Yokohama, onde o Canadá venceu a Suécia e conquistou a tão sonhada medalha de ouro.

Dessa forma, o Mercado do Futebol listou as jogadoras que mais se destacaram no torneio. Confira o Top 3 de atletas que foram do chão ao céu nas Olimpíadas de Tóquio.

1° – VIVIANNE MIEDEMA

Foto: Getty Images

A jogadora do Arsenal foi uma das atletas que mais se destacaram na competição. Além de ser significativa em campo com a camisa da Holanda, Miedema chegou a marcas impressionantes, sendo a artilheira da competição.

A atacante do Arsenal bateu o recorde de artilharia em uma edição dos Jogos Olímpicos na terça-feira (27), ao marcar dois gols na goleada de 8 a 2 da Holanda sobre a China, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos. Somando as três rodadas, Miedema totaliza oito gols marcados: quatro na vitória de 10 a 3 sobre Zâmbia, dois no empate de 3 a 3 com o Brasil, e dois contra a China.

2° – BARBRA BANDA

Foto: Amr Abdallah Dalsh / Reuters

A segunda jogadora que mais se destacou no torneio foi Barbra, da Zâmbia. Com 21 anos, a atacante precisou de dois jogos para fazer história na competição olímpica. Logo na estreia, a jogadora marcou três vezes na derrota contra a Holanda. Na segunda partida, anotou mais três gols sobre a China. Sendo assim, Banda foi a primeira mulher a anotar dois hat-tricks na competição.

Além disso, a jogadora encostou em Miedema na artilharia do campeonato, com 6 gols. Inclusive, as duas já igualaram o recorde para mais gols marcados em uma única edição de Olimpíada, que pertence à canadense Christine Sinclair (seis gols, em Londres 2012).

3° – RAFAELLE

Foto: Getty Images

Apesar de não ter conquistado a medalha, o Brasil se destacou nas Olimpíadas. As atletas brasileiras tiveram seus momentos individuais e uma delas é Rafaelle, que disputou o torneio pela segunda vez.

A baiana é uma das peças mais importantes da defesa da seleção brasileira feminina. Com a titularidade nas partidas contra a China e Holanda, a defensora foi o diferencial no time comandado pela sueca Pia Sundhage.

Além delas, Stephanie Labbé foi o grande destaque do Canadá na partida final. Isso porque nas cobranças, a goleira brilhou defendendo duas cobranças de pênaltis, que consagrou o time campeão.

Luiza Reis

Editora do MF. Apaixonada por futebol. Vivo e morro pelo esporte mais conhecido do mundo.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025