A primeira partida oficial de futebol feminino da história e sua importância
De acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) o primeiro jogo oficial de futebol feminino ocorreu no dia 23 de março de 1895 -23 anos após a primeira partida masculina.
Registros históricos confirmam que o futebol feminino já era praticado desde o início dos anos 1880. Porém, por diversas razões burocráticas não são classificadas como oficiais.
A partida aconteceu em Crouch End, Londres, Inglaterra e foi organizada por Nettie Honeyball, ativista dos direitos da mulher e fundadora do British Ladies Football Club – o primeiro clube de futebol feminino.
A partida disputada no Crouch End Athletic Ground, cujo os times foram divididos em Norte x Sul, atraiu mais de 10.000 pessoas. Dentre elas, muitos curiosos, intrigados com a oportunidade de ver as mulheres se dedicarem a um jogo amplamente visto como passatempo masculino.
O confronto terminou em 7×1 para o lado Norte da cidade, equipe comandada por Honeyball.
No contexto histórico da época (final do século XIX), as mulheres que participaram foram vistas como revolucionárias de seu tempo. Pois, além de pioneiras numa partida oficial, as roupas usadas eram inimagináveis na época – short, blusa e boné.