Futebol Feminino

A primeira partida oficial de futebol feminino da história e sua importância

De acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) o primeiro jogo oficial de futebol feminino ocorreu no dia 23 de março de 1895 -23 anos após a primeira partida masculina. 

Registros históricos confirmam que o futebol feminino já era praticado desde o início dos anos 1880. Porém, por diversas razões burocráticas não são classificadas como oficiais. 

A partida aconteceu em Crouch End, Londres, Inglaterra e foi organizada por Nettie Honeyball, ativista dos direitos da mulher e fundadora do British Ladies Football Club – o primeiro clube de futebol feminino. 

A partida disputada no Crouch End Athletic Ground, cujo os times foram divididos em Norte x Sul, atraiu mais de 10.000 pessoas. Dentre elas, muitos curiosos, intrigados com a oportunidade de ver as mulheres se dedicarem a um jogo amplamente visto como passatempo masculino. 

O confronto terminou em 7×1 para o lado Norte da cidade, equipe comandada por Honeyball. 

Time que representou o Norte.
Reprodução: The Picture Art Collection/Alarmy.

No contexto histórico da época (final do século XIX), as mulheres que participaram foram vistas como revolucionárias de seu tempo. Pois, além de pioneiras numa partida oficial, as roupas usadas eram inimagináveis na época – short, blusa e boné

Por isso, a partida gerou diversos comentários negativos por parte dos jornais, como o Daily Post, que afirmou que o futebol não funciona com o sexo feminino. 

“Feliz porque as mulheres não podem jogar futebol. Mesmo se elas fossem capazes, o jogo não é compatível com o sexo“.

Além disso, segundo o Bristol Mercury, “as mulheres nunca conseguirão jogar futebol como se deve.” 

Em contrapartida, para jornais como o The Guardian, não havia nada de errado, além de se mostrarem otimistas sobre o futuro papel das mulheres no esporte. 

“Não há nada de errado em uma garota chutando uma bola de futebol quando se livra das saias que tornam a ação hedionda. Não há razão para que o jogo não deva ser anexado pelas mulheres para seu próprio uso como uma forma nova e saudável de recreação”.

Esta partida é um marco significativo em uma longa jornada do futebol feminino, que lutou (e luta até hoje) contra proibições e preconceitos para subir até onde está atualmente. De acordo com a Fifa, já são mais de 30 milhões de mulheres jogando futebol hoje em dia.

Foto de capa: Facebook – Fifa.

Isabella Santos

Aspirante a jornalista

Últimos Posts

Shangai Port aposta em brasileiro goleador para substituir Oscar após saída para o São Paulo

Após a transferência de Oscar para o São Paulo, o Shangai Port, atual campeão chinês, se movimentou rapidamente no mercado…

30 de janeiro de 2025

João Adriano projeta a temporada 2025 pelo Athletic; “Momento Especial”

João Adriano que esteve no elenco que garantiu acesso à Série B em 2025, falou sobre as expectativas para a…

18 de janeiro de 2025

Felipe Rafael brilha na base do Santos e fecha 2024 com três artilharias

Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…

22 de dezembro de 2024