Angel City: o primeiro time de futebol feminino liderado por mulheres

mulheres

Atrizes de Hollywood e ex-jogadoras da seleção de futebol dos EUA se uniram para fundar um time profissional de futebol feminino totalmente liderado por mulheres. Inicialmente, denominado de Angel City, o time será sediado em Los Angeles e começara a competir a partir de 2022, conforme anunciado pela NWSL (Liga Nacional de Futebol Feminino).

O grupo foi liderado pela atriz e ativista vencedora do Oscar Natalie Portman, a investidora Kara Nortman, a empresária de mídia e jogos Julie Uhrman e a empresária de tecnologia Alexis Ohaniane. Elas reuniram outras personalidades para compor o grupo de investidores fundadores como Serena Wiilliams, Uzo Aduba, Jessica Chastain, Eva Longoria e Jennifer Garner.

As responsáveis por montar o time serão as ex-jogadoras estadunidenses Mia Hamm e Abby Wambach. As duas ex-atletas possuem um currículo de peso: Hamm foi duas vezes medalhista de ouro olímpica e campeã do Mundo. Além disso, ela manteve o recorde de gols internacionais marcados – por um homem ou mulher – até 2013. Foi também nomeada Jogadora do Ano da FIFA em 2001 e 2002. Já Abby Wambach foi vencedora do prêmio Bola de Ouro, duas vezes medalhista de ouro olímpica e campeã da Copa do Mundo da FIFA.

As fundadoras entendem que a criação do time tem papel fundamental na sociedade, trazendo à tona discussões sobre justiça social e equidade de gênero através da promoção de acesso igual ao esporte:

“Hoje, damos um passo emocionante ao anunciar o primeiro grupo proprietário liderado por mulheres. Juntos, nosso objetivo é formar não apenas uma equipe vencedora em campo, mas também desenvolver uma base de fãs leais. Também esperamos causar um impacto substancial em nossa comunidade, comprometendo-nos a ampliar o acesso ao esporte para jovens em Los Angeles. O esporte é uma maneira tão alegre de reunir as pessoas, e isso tem o poder de fazer mudanças tangíveis para as atletas, tanto em nossa comunidade quanto na esfera profissional”, declarou a fundadora, Natalie Portman.

A equipe de Los Angeles será a décima primeira equipe a fazer parte da NWSL.

Créditos foto de capa: Divulgação/NWSL

Duelo na Champions! Veja craques que passaram por Milan e Chelsea TIME DA VIRADA! Notas das atuações dos jogadores do Vasco contra o Operário Paulo Sousa promete quebrar o silêncio e falar sobre período no Flamengo FIFA 23: saiba tudo sobre o novo sistema de aceleração do game