Futebol Feminino

As seleções na Copa do Mundo de Futebol Feminino

Muito se sabe, hoje em dia, que há um certo favoritismo ou uma breve expectativa de alguns torcedores sobre os seu times, mesmo com partidas tão disputadas, ao participar de qualquer torneio. Isso não seria diferente com as seleções, grupos com os jogadores mais qualificados de seu país, que disputam, por exemplo, a Copa do Mundo e por isso, nesta matéria, foram reunidas algumas informações sobre o histórico das consideradas seleções favoritas, ou não, ao título do Mundial, que será disputado na França.

A última edição foi realizada em 2015, vencida pela seleção americana. (Getty Images)

O Estados Unidos, possui três títulos e chega forte para defender seu posto de atual campeão mundial. As americanas conquistaram a primeira edição organizada pela FIFA, em 1991, na China. Depois, levantaram a taça em 1999, em casa. A terceira e última conquista ocorreu em 2015, no Canadá. Os tricampeões seguem em primeiro no ranking da FIFA e a bicampeã, Alemanha, segue na segunda colocação. As alemães conseguiram suas conquistas de forma consecutiva: em 2003, venceram a Suécia por 2×1, em solo estadunidense. E em 2007, na China, quando bateram o Brasil por 2×0. Noruega e Japão completam a lista de campeões mundiais no futebol feminino. A equipe japonesa levantou a taça em 2011, quando venceu, nos pênaltis, por 3×2, a seleção dos Estados Unidos. Já a Noruega venceu a Alemanha por 2×0, na Suécia, e conquistou seu primeiro título.

Seleções que correm por fora

Marta e companhia tentam trazer título inédito para o Brasil. (Divulgação/ Ministério do Esporte)

Brasil, Suécia e China estão entre as seleções que bateram na trave, com um vice-campeonato cada. A Seleção Brasileira viveu o auge na competição quando chegou à final contra a Alemanha na Copa de 2007, na China, mas viu o primeiro lugar escapar ao ser derrotada, amargando uma segunda colocação. As melhores campanhas da Seleção Brasileira, sem contar as do Mundial, ocorreram nos Jogos Olímpicos de Atenas e de Pequim, quando as Brasileiras conquistaram a medalha de prata.

Em Copas do Mundo, a Suécia foi outra vítima da Alemanha na decisão de 2003, quando perdeu por 2 x 1 no gol de ouro. Esse tipo de disputa não existe mais, atualmente. Já o Japão perdeu para a seleção dos Estados Unidos por 5 x 2 em sua única final disputada, no ano de 2015. A Inglaterra chegou ao terceiro lugar, em 2015; Canadá e França chegaram às semifinais nas melhores participações que fizeram na competição.

De acordo com isso, é esperado um torneio com grandes partidas e, quem sabe, o título brasileiro. Brincadeiras à parte, o campeonato começará no dia 7 de junho e terminará um mês depois. A partida de estreia será entre a anfitriã França e a Coréia do Sul.

Foto de capa: Divulgação

João Amaral

Possível jornalista no futuro, carioca e torcedor nas horas vagas.  

Últimos Posts

Shangai Port aposta em brasileiro goleador para substituir Oscar após saída para o São Paulo

Após a transferência de Oscar para o São Paulo, o Shangai Port, atual campeão chinês, se movimentou rapidamente no mercado…

30 de janeiro de 2025

João Adriano projeta a temporada 2025 pelo Athletic; “Momento Especial”

João Adriano que esteve no elenco que garantiu acesso à Série B em 2025, falou sobre as expectativas para a…

18 de janeiro de 2025

Felipe Rafael brilha na base do Santos e fecha 2024 com três artilharias

Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…

22 de dezembro de 2024