CBF confirma calendário do futebol feminino em 2021
Na tarde desta terça-feira (5), a CBF confirmou a programação de toda a temporada do futebol feminino. Ao total, serão dois campeonatos adultos e três de base. O cronograma também prevê as datas para os estaduais e as competições da FIFA e da Conmebol.
Na categoria adulta, haverá a disputa do Brasileirão Feminino A1 e A2. Já na base, teremos jogos do Brasileirão sub-16, que teve como campeão de 2020 o Internacional, o sub-18, que a edição do ano anterior ocorrerá ainda neste mês, e a Liga de Desenvolvimento da Conmebol sub-14 e sub-16.
“Nosso principal compromisso é a manutenção e o aprimoramento das competições de futebol feminino. Teremos sete campeonatos em 2021, além do Brasileirão Feminino A-2 que será concluído. Além disso, pela primeira vez teremos um período unificado para a realização dos Campeonatos Estaduais. Será um calendário intenso com competições distribuídas ao longo de todo o ano, sendo a maior parte campeonatos de base, e isso é muito importante dentro do processo de desenvolvimento do futebol feminino”, destacou Aline Pellegrino, Coordenadora de Competições Femininas da CBF.
Brasileirão Feminino A1
Principal competição, será a primeira a ter a bola rolando em 2021, com início previsto para 28 de março e final em 26 de setembro. O torneio terá uma pausa após a 15ª rodada, em 27 de junho, para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, e retorna no dia 15 de agosto, já para a disputa da fase final.
Como na última edição, que teve o Corinthians como campeão em cima do Kindermann/Avaí, serão 16 participantes, sendo 12 remanescentes de 2020 e quatro que conquistaram o acesso da Série A2. Na priemira fase, todos se enfrentam, e as oito melhores colocadas passam para a segunda fase, já em sistema eliminatório com jogos de ida e volta até a final.
Brasileirão Feminino A2
A divisão de acesso seguirá com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, e começará em 16 de maio, com final marcada para 12 de setembro. Ao todo, são 36 clubes disputando quatro vagas na elite do Brasileirão de 2022.
