CBF confirma calendário do futebol feminino em 2021

Na tarde desta terça-feira (5), a CBF confirmou a programação de toda a temporada do futebol feminino. Ao total, serão dois campeonatos adultos e três de base. O cronograma também prevê as datas para os estaduais e as competições da FIFA e da Conmebol.

Na categoria adulta, haverá a disputa do Brasileirão Feminino A1 e A2. Já na base, teremos jogos do Brasileirão sub-16, que teve como campeão de 2020 o Internacional, o sub-18, que a edição do ano anterior ocorrerá ainda neste mês, e a Liga de Desenvolvimento da Conmebol sub-14 e sub-16.

“Nosso principal compromisso é a manutenção e o aprimoramento das competições de futebol feminino. Teremos sete campeonatos em 2021, além do Brasileirão Feminino A-2 que será concluído. Além disso, pela primeira vez teremos um período unificado para a realização dos Campeonatos Estaduais. Será um calendário intenso com competições distribuídas ao longo de todo o ano, sendo a maior parte campeonatos de base, e isso é muito importante dentro do processo de desenvolvimento do futebol feminino”, destacou Aline Pellegrino, Coordenadora de Competições Femininas da CBF.

Brasileirão Feminino A1

Principal competição, será a primeira a ter a bola rolando em 2021, com início previsto para 28 de março e final em 26 de setembro. O torneio terá uma pausa após a 15ª rodada, em 27 de junho, para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, e retorna no dia 15 de agosto, já para a disputa da fase final.

Como na última edição, que teve o Corinthians como campeão em cima do Kindermann/Avaí, serão 16 participantes, sendo 12 remanescentes de 2020 e quatro que conquistaram o acesso da Série A2. Na priemira fase, todos se enfrentam, e as oito melhores colocadas passam para a segunda fase, já em sistema eliminatório com jogos de ida e volta até a final.

Brasileirão Feminino A2

A divisão de acesso seguirá com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, e começará em 16 de maio, com final marcada para 12 de setembro. Ao todo, são 36 clubes disputando quatro vagas na elite do Brasileirão de 2022.

O torneio de 2020 ainda está em andamento, com a disputa das semifinais entre Botafogo e Bahia, e Napoli e Real Brasília, marcadas para os dias 10 e 17 deste mês. Essas equipes já garantiram a vaga na Série A1 de 2021, e agora estão em busca do título.

Base

No planejamento, estão previstas duas edições do Brasileirão sub-18, a de 2020, que foi adiada devido a pandemia do coronavírus, e a de 2021. Serão seis grupos com quatro equipes cada, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os oito melhores avançam, formando dois grupos de quatro clubes, que então se enfrentam em turno único, dentro do grupo. Desta fase, passam quatro, que então jogam a semifinal e final em ida e volta.

O Brasileirão sub-16 de 2020 foi realizado ainda no final do ano passado, e teve o Internacional-RS como campeão em cima do Minas Brasília-DF. Assim como no último, o de 2021 terá 12 clubes divididos em três grupos de quatro times cada, com jogos em turno único, a começar no dia 26 de junho. O líder de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para a semifinal, disputada em jogo único, assim como a final, no dia 4 de julho.

O Torneio de Desenvolvimento está marcado apenas para dezembro. Serão oito clubes divididos em dois grupos de quatro times, jogando dentro do próprio grupo em turno único. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinal, disputada em jogo único, assim como a final, no dia 19 de dezembro.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF