DF terá duas representantes no Brasileirão Feminino A1

O Brasileirão Feminino A1 começa neste fim de semana, já com três jogos neste sábado, e pela primeira vez na história, o DF terá duas equipes na elite da competição nacional – Minas Brasília e Real Brasília.

As Minas participam da primeira divisão do Brasileirão desde 2019, quando subiram após vencerem a Série A2 de 2018. Já as Leoas do Planalto jogarão pela primeira vez na elite, já que conquistaram a vaga devido a boa campanha na divisão de acesso de 2020.

Ambas as equipes fazem a estreia neste domingo (18), fora de casa. O Minas Brasília enfrenta o Flamengo às 15h, no estádio da Gávea. Já o Real Brasília joga às 19h, contra o Cruzeiro, no estádio das Alterosas.

Minas Brasília

A equipe chega para a sua terceira temporada na elite, e não fez um bom campeonato em 2020, quando ficaram a apenas uma posição do rebaixamento. Agora, o objetivo é conquistar a vaga para a segunda fase da competição.

Para isso, a equipe trocou de técnico. saiu Rodrigo Campos e chegou Antônio Bona, que já foi preparador físico de grandes equipes como o Corinthians de Ronaldo e venceu o Campeonato Candango sub-20 com o Planaltina na última temporada.

No plantel, o Minas Brasília optou por manter suas principais jogadoras e se reforçar com atletas que já possuem experiência na Série A1, como a goleira Karen (Palmeiras), a lateral-esquerda Katielle (Santos) e a atacante Nenê (Ferroviária). Em compensação, o time perdeu duas referências ofensivas: as meias Katrine e Bárbara Chagas, que se transferiram para Palmeiras-SP e Cresspom-DF, respectivamente.

Time base: Karen; Suzana, Kaká, Lia e Katielle; Dih, Gabi Arcanjo, Robinha e Isadora; Luiza Farinon e Nenê

Real Brasília

Desde que foi criado, em 2019, a equipe do Real Brasília só cresce. Foram dois títulos candangos (2019 e 2020) e o acesso à Série A1 conquistado após grande campanha no Brasileirão A2 de 2020, quando acabaram eliminadas nas semifinais para o Napoli-SC nos pênaltis.

O técnico Evilásio Almeida trocou o time feminino pela base masculina da equipe. Quem assume as Leoas para esta temporada é Adilson Galdino, que fez história no São José-SP.

Grande parte do elenco foi mantida, mas também foram feitas diversas contratações, principalmente de jogadoras do 3B, equipe que foi eliminada pelo Real Brasília na segunda fase da Série A2. Dentre as chegadas, a principal foi a de Gadu (Bahia), artilheira da divisão de acesso do ano passado com 11 gols.

Time base: Flávia; Eliane, Isabela Melo, Petra e Lana; Rafa Soares, Maiara e Camila Pini; Marcela, Daniele Silva e Gadu.

Foto: Ascom/Real Brasília