Ida Sports cria chuteira exclusiva para mulheres

Se pensarmos no futebol como um todo, equipamentos específicos para mulheres é uma conquista bem recente. Só na Copa do Mundo Feminina de 2019 é que a maioria das seleções ganharam um uniforme próprio para as jogadoras. Antes, isso não acontecia. As mesmas usavam uniformes que eram produzidos para homens, em um tamanho um pouco menor.

Com isso, marcas como Adidas e Nike procuram patrocinar mais atletas e tentam desenvolver produtos específicos para elas. Incluindo as chuteiras.

A Ida Sports, uma empresa de origem australiana, lançou este ano uma chuteira desenvolvida unicamente para as características dos pés femininos, fazendo com que elas tenham mais conforto durante as partidas.

Segundo informações divulgadas pelo site Globo Esporte, o processo criativo da chuteira envolveu também a criação de um novo padrão que atende justamente às características dos pés femininos.

Foto: Divulgação.

Esse padrão leva em conta o calcanhar mais fino; arco do pé mais alto; relação comprimento/largura diferente na região dos dedos; e tamanho geral menor, em média, quando comparado com os pés masculinos.

Existem ainda diferenças relacionadas à estrutura do corpo da mulher, como a bacia maior, que altera a pisada e os pontos de pressão dos pés.

“O que fizemos foi redesenhar a chuteira, levando em conta essas diferenças. Criar uma chuteira desenvolvida especificamente para as mulheres ajuda a corrigir um pouco o desequilíbrio em termos de equipamentos esportivos”, disse a britânica Laura Youngson, uma das sócias da Ida Sports.

A ideia de criar uma chuteira feminina surgiu, segundo Laura Youngson, por conta das constantes queixas das jogadoras profissionais, que sofriam como bolhas no calcanhar e dedos muito apertados. Além disso, nem todos os modelos de elite no mercado têm números mais baixos, característica comum entre as mulheres.

Capa: Ida Sports.