Iremos trazer uma lista de atletas e clubes que atualmente ou antigamente conseguiram se destacar e mudar o patamar do esporte
Jogadoras:
Pernille Harder:
Até o momento esse nome não aparece muito nos nossos catálogos do futebol feminino, pois a atacante vem da Dinamarca. Porém a atual melhor do futebol europeu merece respeito. Seu início foi Linkoping FC (Suécia), onde chegou a marca de 40 gols em 41 jogos e a conquista do campeonato nacional chamou a atenção do Wolfsburg.
Na equipe alemã se superou e até o momento tem 44 tentos em 43 partidas (marca de mais um gol por jogo). Na temporada é a segunda em assistências (10 na Bundesliga e 6 na Liga dos Campeões), no mais conquistou dois campeonatos nacionais e uma taça da Alemanha. Infelizmente a sua seleção foi eliminada pela Holanda e não disputará a Copa.
Mia Hamm:
A primeira super estrela do futebol feminino, aos 15 anos já tinha seu espaço no time do North Carolina Tar Heels (onde atuou por 11 temporadas), já no final da carreira jogou no Magic Jack (hoje não existe mais). Em suas conquistas tem o bi da Copa do Mundo e das Olimpíadas e além disso melhor do mundo também duas vezes (2001 e 2002).
Homare Sawa:
Podemos dizer que foi a primeira asiática em evidência no esporte. A campeã do mundo em 2011 (com 5 gols em 6 jogos, mesmo sendo meia) e melhor daquele ano. Atuou por Atlanta Beat, Tokyo Verdy, Magic Jack, NTV Beleza (Japão) e INAC (onde se aposentou em 2015) com o destaque merecido pelo seu talento.
Equipes:
Lyon:
O clube tem cinco Ligas dos Campeões da Europa, 16 Campeonatos Francês e nove Copas da França. Além disso, a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) elegeu a equipe melhor do mundo em duas oportunidades (2012 e 2016). Na sua única participação na Copa do Mundo de Clubes foi campeã sobre o INAC (a competição nem existe mais).
Wolfsburg:
Atualmente pela UEFA é a terceira melhor equipe (atrás de Lyon e Bayern de Munique), porém na história da Liga dos Campeões tem duas conquistas, além de quatro Campeonatos Nacionais e Taça da Alemanha. Por que não dizer também um título da segunda divisão alemã em 2005/2006 em seu processo de estruturação para as grandes conquistas.
Foto de capa: Carl Recine/Reuters.
Após a transferência de Oscar para o São Paulo, o Shangai Port, atual campeão chinês, se movimentou rapidamente no mercado…
João Adriano que esteve no elenco que garantiu acesso à Série B em 2025, falou sobre as expectativas para a…
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…