| |

Lyon conquista o Bicampeonato da Copa da França Feminina

O Lyon conquistou ontem (9) o bicampeonato da Copa da França Feminina, ao vencer o Paris Saint-Germain por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal.

A final disputada no Stade de l’Abbé Deschamps, em Auxerre, foi apenas o segundo jogo oficial dos dois times na volta à temporada, depois de cinco meses de paralisação devido à pandemia de Covid-19. A brasileira Formiga, que foi reserva na semifinal há uma semana, foi titular do PSG neste domingo, ganhando a vaga da outra brasileira do elenco, Luana, que ficou no banco.

Na disputa de pênaltis, a Christiane Endler, goleira do PSG, defendeu o quarto chute do Lyon, de Eugénie Le Sommer, mas logo em seguida a própria Endler foi para a cobrança e errou, acertando a trave, mantendo o 3 a 3 no placar. A lateral Lucy Bronze fez 4 a 3 para o Lyon, e depois a goleira Sarah Bouhaddi defendeu a cobrança de Léa Khelifi, garantindo o título.

Preparação para a Liga dos Campeões

Agora as duas equipes se preparam, para a disputa das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA feminina, que terá formato semelhante à versão masculina, com a reta decisiva concentrada em San Sebástian e Bilbao, na Espanha. Atual tetracampeão, o Lyon enfrenta o Bayern de Munique, no estádio San Mamés, e o PSG enfrenta o Arsenal, no estádio Anoeta, ambos no dia 22.

Lyon e PSG fazem a grande rivalidade do futebol feminino francês. Apesar do Lyon ser absolutamente dominante, campeão dos últimos 14 Campeonatos Franceses femininos e de oito das nove últimas edições da Copa da França, o PSG tem conseguido diminuir essa diferença nos últimos jogos decisivos.

Ano passado, o Lyon também precisou dos pênaltis para superar o PSG na decisão da primeira edição da Supercopa da França Feminina, após 1 a 1 no tempo normal.

Já este ano, o Campeonato Francês foi paralisado poucos dias antes do clássico entre PSG e Lyon, no dia 14 de março, em Paris, quando a equipe da capital tentaria empatar em pontos com o líder da competição.

Com o encerramento precoce da temporada no país, o Lyon foi declarado campeão francês, três pontos à frente do PSG (44 a 41), sem a disputa das últimas seis rodadas.

Capa: Reprodução/Twitter Lyon.