Marco Aurélio Cunha deixa a coordenação das seleções femininas

Marco Aurélio seleções femininas

Após 5 anos no comando, Marco Aurélio Cunha deixa o cargo de coordenador das seleções femininas do Brasil nesta última terça-feira. A sua saída deve-se a questões éticas já que ele está disputando a pré-candidatura à presidência do São Paulo. As eleições estão previstas para dezembro, mas ele preferiu ficar fora da CBF desde agora para evitar problemas futuros.

Por enquanto, não foram divulgados os possíveis nomes para ocupar o lugar deixado por Marco Aurélio. Contudo, existe uma pressão muito grande por parte da comunidade do futebol feminino para que uma mulher assuma o cargo.

Em entrevista para o site Globoesporte.com, Marco Aurélio comentou sobre as críticas que recebeu durante os últimos cinco anos: “Estressar faz parte do jogo. Convivência tem essas dificuldades todas. Quem assiste ao jogo não assiste ao treino, não esta na concentração. Sempre complicado ser julgado”. Além disso, falou sobre seu trabalho como coordenador: “Consegui fazer com que o futebol feminino fosse mais notado do que era. Está reforçado”. Por fim, ressaltou a mudança na percepção do futebol feminino no Brasil: “Hoje em dia há orgulho em dizer que a menina joga futebol. Futebol feminino passou a ser visto respeitado, admirado.”

Durante o seu tempo no cargo, a seleção principal conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 e os títulos do Torneio Internacional de Natal 2015, do Torneio Internacional de Manaus 2016, da Copa CFA da China 2017 e da Copa América do Chile 2018. Já as seleções de base conquistaram Sul-Americano Feminino Sub-20 2015, Sul-Americano Feminino Sub-20 2018, Sul-Americano Feminino Sub-17 2018, BRICS Games Sub-17 2018 e Liga Sul-Americana Feminina Sub-19 2019.

Créditos foto de capa: Lucas Figueiredo / MoWA Press

Os 10 jogadores mais utilizados por Claudio Ranieri em sua carreira Os 10 jogadores mais utilizados por Dunga em suas duas passagens pela Seleção Números de Pezzolano pelo Cruzeiro GARÇONS! Os 10 jogadores com mais assistências em atividade