O que você faz pelo futebol feminino?

futebol feminino

No programa “Os Donos da Bola”, do dia 16 de junho, Neto e seus convidados conversaram sobre a falta de pronunciamentos em relação ao futebol fora da época de Copa do Mundo. Além disso, eles questionaram o papel da sociedade na popularização da modalidade. A importância da valorização do futebol feminino é indiscutível. Entretanto, o que você faz efetivamente para ajudar a modalidade?

O  questionamento é a chave para a transformação. Ao se perguntar sobre o papel de cada setor no desenvolvimento do esporte, pode-se, a partir de então, utilizar de estratégias para gerar a mudança. Neste caso, o grande objetivo é conseguir concretizar o futebol feminino como um esporte de relevância nacional. Para isso, a mídia, os clubes, os investidores e os torcedores possuem papel de extrema importância.

Em geral, a mídia tem grande influência na formação e na disseminação da visão do esporte para a sociedade. Através dos veículos de comunicação, é possível produzir formas simbólicas, construindo sentidos. Desse modo, além de ser responsável pela transmissão do esporte, a mídia tem grande poder de ressignificação. Para conquistarmos uma consolidação do futebol feminino tal como o masculino, é necessário transmitir mais jogos, colocar o futebol feminino nas pautas diárias, conceder espaço de fala para as atletas e profissionais. Para que aos poucos possamos desvincular a ideia ultrapassada de futebol a masculinidade e poder construir um visão única, singular que o futebol feminino merece.

Além da mídia, os clubes também precisam se comprometer com a modalidade e disponibilizar todo o suporte necessário para o desenvolvimento das atletas. Isso se dá desde a criação e manutenção das categorias de base até a profissionalização das atletas, garantindo sempre boas condições de trabalho e salários justos. Além disso, é função do clube estimular os torcedores a apoiarem as mulheres através de campanhas de marketing, por exemplo.

Por fim e não menos importante, a torcida. O torcedor é um importante vetor no processo de valorização do futebol feminino já que o público é o responsável por fomentar o esporte. O time de futebol existe para a sua torcida. Então torcedores e torcedoras, torçam pelas mulheres que representam seu time do coração, procurem saber mais, cobrem o seu clube por resultados do mesmo modo que fazem com o time masculino. Vamos aos estádios, conversem com amigos e amigas sobre futebol feminino, cobrem dos veículos de informação por mais matérias com atletas, treinadoras e outras profissionais. É o papel da torcida colaborar com a difusão do esporte.

As mulheres já estão lutando para conquistar o seu espaço e terem o devido reconhecimento. Entretanto, a realidade do futebol feminino só mudará quando a mídia, os clubes e os torcedores também fizerem a sua parte. Cada um de nós pode contribuir para acabar com os preconceitos e desigualdades que ainda existem. E assim, juntos, podemos colocar o futebol feminino no topo.

Créditos foto de capa: divulgação CBF

ELEITOS? Veja a lista de pessoas ligadas ao esporte que foram eleitos na Eleições 2022 Duelo na Champions! Veja craques que passaram por Milan e Chelsea TIME DA VIRADA! Notas das atuações dos jogadores do Vasco contra o Operário Paulo Sousa promete quebrar o silêncio e falar sobre período no Flamengo