|

Argentina decreta que irá prender torcedores estrangeiros que rasgarem dinheiro no país

Ao longo desta quinta, 10, a Agência de Prevenção da Violência no Esporte da Argentina, anunciou que irá prender torcedores estrangeiros que rasgarem dinheiro em jogos realizados no país. O comunicado foi feito pelo titular do órgão, Eduardo Aparicio, e repercutido nos veículos informativos argentinos.

Segundo Aparicio, o ato de rasgar notas de pesos argentinos pode incitar a violência nos estádios. A atitude tem acontecido com frequência em provocações devido à alta inflação na Argentina, que superou os 100% no último ano. O ato já foi cometido por torcidas brasileiras em 2022 e 2023.

A agência apontou que a conduta configura violação dos artigos 10 e 14 da Lei 11.929, que estabelece o regime de contravenção em eventos esportivos. O texto decreta punição a “quem ocasional ou sistematicamente causar perturbação, incitar à luta, insultar ou ameaçar terceiros, ou por qualquer forma prejudicar o normal desenvolvimento de uma manifestação desportiva”.

As autoridades policiais argentinas deverão identificar e prender quem cometer o delito. Recentemente, foram registrados torcedores do Colo-Colo rasgando dinheiro em jogo com o Boca Juniors, na Libertadores, e brasileiros, torcedores do Santos e posteriormente do Corinthians, provocando o Newell’s Old Boys, pela Copa Sul-Americana.