Argentina pode ser sede única da Copa América

A Argentina pode assumir o posto de única anfitriã da Copa América, devido aos conflitos sociais presentes na Colômbia, o que coloca a segurança dos envolvidos em risco. Além disso, surtos de Covid-19 e as possíveis demissões de funcionários públicos, também colocam em risco metade da organização do evento.

Os dirigentes da Federação Colombiana de Futebol se reuniram nesta tarde com representantes da Conmebol, para discutir a retirada do país como sede da Copa América 2021. Os conflitos sociais presentes no país ainda não se encerraram. Isso se deve à reforma tributária que o Governo estaria disposto a promover. Além disso, muito se fala de uma possível renúncia de Ernesto Lucena, Ministro dos Esportes da Colômbia. Ernesto foi o principal responsável de parte da competição continental, que queria sua realização a qualquer custo.

No futebol local, os capitães dos clubes e a Associação Colombiana de Futebolistas Profissionais divulgaram um comunicado pedindo que as autoridades adiem os torneios locais, ”até que a situação de ordem pública seja resolvida”.

Foto: Getty Images

Diante do cenário caótico, a Conmebol não descarta a opção de disputar a Copa América tendo a Argentina como única anfitriã. No entanto, as partidas que estão marcadas para acontecerem na Colômbia, deve ser disputadas fora da AMBA, a área mais afetada pela pandemia.

Quatro locais já estão confirmados para a competição: Monumental de Núñez, Kempes, Madre de Ciudad de Santiago del Estero e  Malvinas Argentinas de Mendoza. Além disso, seriam adicionados a Bombonera, o Bicentenário de San Juan e o Libertadores de América.

Desta maneira, seriam sete estádios para 28 jogos, sendo 15 partidas realocadas da Colômbia para a Argentina. Em questão, seriam todas as partidas do Grupo B, duas partidas das quartas de final, uma semifinal, a disputa do terceiro lugar e a grande final. A determinação da Conmebol e as chances da competição se inteiramente em solo Argentino, estão cada vez mais próximas de se realizarem.