Maradona em Rosario: recordações, festa rival e devoção

Não é novidade alguma que Diego Maradona é recebido com festa em qualquer lugar que vá na Argentina. Desta vez não foi diferente. Diego foi recebido com muita festa pelos torcedores do Newell’s, em Rosario.

Recordações:
Muitos torcedores do time rosarino, principalmente os mais velhos, ainda consideram Diego Maradona como o melhor jogador da história do futebol argentino e mundial. A disputa com Messi, que também vestiu a camisa rubro-negra, é acirrada, todavia, não é este o propósito das recordações. Diego vestiu a camisa dos ‘leprosos’ em 1993, depois de ter deixado o Sevilla, da Espanha.

Atuações discretas, cinco partidas e apenas um gol marcado, na partida de apresentação, contra o Emelec, do Equador. Entretanto, ficou marcado na história a passagem de Maradona pelo Newell’s Old Boys. Desde o anúncio do Gimnasia da contratação de Maradona para ser o treinador da equipe, os torcedores leprosos esperam ansiosamente pelo dia da volta de Dios ao Colosso Marcelo Bielsa, ou ‘El Parque’.

Maradona chega ao Newell’s em 1993, depois de saída conturbada do Sevilla. (Foto: Reprodução)

Festa rival:
A metade de Rosario, ou como Maradona disse uma vez – “75%” – esperaram pelo histórico camisa 10. ‘D10S’ chegou na tarde desta segunda-feira (28) na cidade da partida. Newell’s e Gimnasia se enfrentam nesta terça-feira, pela 11ª rodada da Superliga Argentina. Entretanto, antes da bola rolar no Estádio Marcelo Bielsa, a torcida local deixou preparada uma festa incrível para receber o ídolo.

Nesta segunda, torcedores dos leprosos se reuniram em frente ao hotel que, Diego e a equipe do Gimnasia ficarão hospedados, para fazerem uma recepção calorosa ao ex-jogador da equipe. “Essa camisa foi usada por Maradona” (traduzido), foi o canto mais entoado – e com orgulho pelos torcedores.

Na terça-feira, a festa será em campo. Bandeiras com o rosto do craque, homenagens do clube ao ídolo, além de outras ações preparadas, tanto pelos torcedores quanto pelo clube. No entanto, quando a bola rolar, a idolatria continuará, mas o apoio ao atual treinador do Gimnasia será suspenso por 90 minutos.

O time de Rosario também homenageará Maradona na braçadeira de capitão da partida, que será usada por Maxi Rodríguez. (Foto: Divulgação/Newell’s)

Devoção:
Além das várias homenagens prestadas pelos torcedores e pelo próprio Newell’s Old Boys a Diego, ocorrerá manifestações religiosas para o craque. No entanto, tudo ocorrerá após a partidas entre la Lepra e o Lobo (Newell’s e Gimnasia). Após o encerramento da partida no Estádio Marcelo Bielsa, começam as festividades religiosas. Dirigidas pela Igreja Maradoniana, a ideia é comemorar a volta de Maradona à cidade, além de que, no dia 30 de outubro (quarta-feira), o craque argentino completa 59 anos anos de idade.

A Igreja Maradoniana foi fundada em 30 de outubro de 1998, em Rosario. Contudo, somente a partir de 2001, foi quando o grupo começou a se reunir para realizar missas. Segundo Alejandro Verón, um dos fundadores do movimento religioso, eles possuem cerca de 200 mil seguidores em todo o planeta. Para este evento em específico, segundos os próprios organizadores, saíram devotos de Buenos Aires, Salta, Mendoza, Córdoba e até do Uruguai para acompanhar a celebração para Diego Armando Maradona.

O movimento possui orações próprias, como o “Ave Maria” e o “Pai Nosso”, entretanto, tudo referindo-se a “D10S” – Diego Armando Maradona. Além de tudo já citado, a Igreja Maradoniana possui seus próprios mandamentos, realizam batizados e até comemoram sua própria ‘Páscoa’, que acontece no dia 22 de junho, data da partida histórica de Maradona contra a Inglaterra.

Igreja Maradoniana celebrará a “Noche Buena”, na vesperá do aniversário do craque, no dia 30 de outubro. (Foto: Reprodução)

Confira algumas fotos da festa proporcionada pelos torcedores do Newell’s ao craque argentino: