Marcelo Gallardo: o senhor mata-mata
Os números do River Plate desde a chegada de Marcelo Gallardo são realmente fantásticos, principalmente quando se trata de mata-mata. Futebol bem jogado, boa consistência defensiva, boas armações ofensivas e tranquilidade para decidir, essas são algumas das características do River de ‘El Muneco’. Com a classificação sobre o Boca Juniors na Libertadores, Gallardo chegou a incrível marca de 51 mata-matas vencidos de 62 disputados.
Todavia, se el ‘Muneco’ em alguns torneios extensos deixou um pouco a desejar, nos mano a manos (ou mata-matas), o treinador dos Millionarios tem um retrospecto invejável. Muito elogiado por Pep Guardiola, que disse não entender como o argentino não está na lista dos três melhores treinadores do mundo, Gallardo chegou a ser cogitado como possível técnico para o Barcelona na próxima temporada.
Anteriormente, em todas as oportunidades que El ‘Muneco’ superou o Boca Juniors em mata-matas (Sul-americana 2014, Libertadores 2015 e 2018 e Supercopa 2018), os Millionarios saíram campeão do torneio. O River, desta vez, venceu a equipe xeneize nas semifinais da Libertadores 2019 e está preparado para a final em Santiago, onde terá um desafio muito complicado com o Flamengo, que passou pelo Grêmio na outra semifinal.
O time comandado por Gallardo, venceu nos pênaltis apenas quatro vezes dos seus 51 êxitos em mata-matas. Entretanto, seria impossível viver só vencendo. O River Plate teve 11 fracassos em mata-matas com Marcelo Gallardo.
Quais equipes conseguiram superar o River de Marcelo Gallardo?
• Huracán (Supercopa 2014 e Sul-americana 2015);
• Rosario Central (Copa Argentina 2014 e 2015);
• Barcelona (Mundial de Clubes 2015);
• Lanús (Supercopa 2016 e Libertadores 2017);
• Independiente del Valle (Libertadores 2016);
• Gimnasia (Copa Argentina 2018);
• Al Ain (Mundial de Clubes 2018);
• Atlético Tucumán (Copa da Superliga 2019).
Na Copa da Argentina, os Millionarios também conseguem repetir o sucesso das Copas continentais, mas sofre um pouco nas penalidades. Três das 11 eliminações de Marcelo Gallardo foram nos pênaltis. O River não perde há 21 partidas (no tempo regulamentar) na Copa da Argentina. Além disso, o clube foi semifinalista nas últimas 4 edições do torneio.