Não é só futebol

Por que não acreditar?

É uma pergunta que sempre fazemos a nós mesmos. Por que tanta desconfiança na hora de se declarar, na hora de torcer e se representar? Não sabemos e talvez nunca saberemos. A história nos ensinou que os heróis e vilões têm seus momentos. Às vezes, é hora de esperar, às vezes, é hora de dar a última gota de sangue. Dê a última gota de sangue e volte chorando de felicidade. Ou de tristeza.

Nem sempre conseguimos o que queremos. Há momentos que a bola bate na trave, vai para fora ou por centímetros, perdemos. Só que por trás disso, há a fé. Da mesma forma que nos iludimos, perdemos. Da mesma forma que subestimamos, podemos cair do salto alto. Da mesma forma que choramos, podemos sorrir. Mas sempre crendo.

Acredito que na hora de se declarar, deveríamos ter a mesma alegria e angústia de um torcedor na véspera de uma decisão. Ele sabe que pode tudo dar errado e que a marca será eterna, independente do que acontecer. Mas segue lá, inocente, esperando um ponto, um gol, uma defesa ou um sim. Então, vamos, acredite. Tanta gente duvida de nossa capacidade e quer nos deixar para baixo. Mas não sabem o que passamos para estar aqui. Era o destino estarmos aqui. E assim como tem torcida contrária, tem a torcida favorável. Ouça quem te alenta e não quem te desalenta.

Ser torcedor é um sentimento que se leva no coração. Todos são inconsequentes, apaixonados e têm medo. Só que todos dariam a vida para ver seu clube campeão ou a pessoa amada campeã. “Yo te quiero y siempre te voy a seguir” canta a torcida. Feche os olhos, se imagine dentro da cancha lotada e escute-a. Como inspiração, colocarei uma música da torcida do Colón, que eliminou o Atlético Mineiro e jogará a vida em sua final de Sul-Americana diante do Independiente Del Valle.

Yo te quiero Sabalero – Colón (ARG)
Yo te quiero, Sabalero,
y siempre te voy a seguir.

Yo voy a cualquier cancha,
Yo voy donde vos quieras ir.

El “Negro” es un sentimiento
que se lleva en el corazón.

Yo te juro que daría la vida por verte campeón.

Agora, falta apenas um jogo, em Assunção, para o Sabalero, que pode confirmar a glória ou a desgraça. De qualquer forma, hoje a torcida de “El Negro” acordou feliz. A final é apenas dia 9 de novembro, no Estádio General Pablo Rojas, conhecido como La Nueva Olla, casa do Cerro Porteño. Mas o que é pouco mais de um mês perto da espera de 114 anos por uma conquista?

Y no se olvide, Sabalero es un sentimento, que se lleva, se lleva bien adentro. Soy del Negro hasta que me muera.

Foto: Sol 91.5

Gabriel Neri

Amante de uma boa retranca uruguaia enquanto escuto uma MPB tomando uma cerveja argentina. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Sendo apenas a quarta opção do elenco, Santos empresta lateral ao Sport

Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…

2 de julho de 2025

Técnico destaque nas categorias de base do Brasil, Allan Barcellos ministra aulas sobre treinamento técnico, tático e estratégico para a Licença A da CBF Academy

Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…

1 de julho de 2025

Cria do Santos e do Atlético MG, Alex Fernandes atinge marca de 100 jogos profissionais e celebra carreira na Europa: “Muito abençoado”

Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…

28 de junho de 2025