Porto Velho e Cuba, a conexão que rendeu um título
Fundado em 2018, o clube da capital rondoniense chega com o objetivo de ir mais longe no cenário nacional, apesar das complicações de se estar num grupo com times tradicionais na Série D, existe ainda a chance de classificação para a próxima fase. Todavia, no estadual ontem se tornou campeão ao superar o Real Ariquemes nas penalidades em um jogo marcado pelo equilíbrio e pela alta temperatura dentro do estádio. Vale ressaltar uma união inesperada, pois no elenco tem três cubanos com passagem pela seleção.
O interessante é que ambos fizeram o mesmo caminho até chegar em Rondônia, primeiramente atuaram pelo Navegantes-SC, depois rumaram ao Força e Luz-RN no começo do ano. Para começar, o goleiro do time comandado por Tiago Batizoco, Sandy Sanchez (jogou a partida de ida da final) chegou a disputar Copa Ouro em 2016 e 2019 e tem uma experiência anterior no Jarabacoa (República Dominicana). No meio-campo, Sandro Cutiño que atuou em três partidas pela seleção cubana e antes de vir ao Brasil vestiu a camisa do Manágua (Nicarágua).
Fechando o trio, o atacante Sánder Fernández que possuí dez jogos e três gols com a camisa da Locomotiva, sendo um nome aclamado entre os torcedores do time. Anteriormente, ele passou pelo futebol de Antígua e Barbuda, precisamente no Five Islands, lembrando que neste ano o atleta participou de duas partidas pelo selecionado cubano (Curaçao e Guatemala). Apesar de não terem conseguido a tão sonhada vaga na Copa Ouro ou os embates seguintes das Eliminatórias, a sensação foi de algo cumprido.
Atualmente, o clube está em sétimo lugar no grupo da quarta divisão, todavia está três pontos atrás do Nova Mutum-MT, sendo que terá dois jogos em sequência entre as agremiações, ou seja, a pontuação poderá ser modificada a favor. Os outros colocados que estão avançando no momento são o Goianésia, Aparecidense e o União Rondonópolis, surpreendente a frente de equipes com maior orçamento e tradição, nos casos de Brasiliense (vencedor da Copa Verde) e Gama.