Dando prosseguimento na série de matérias sobre os clubes da Libertadores 2020, desta vez, contamos um pouco sobre o Escuela Municipal Deportivo Binacional, do Peru. Nesta sequência trataremos de contar um pouco sobre a história e o momento de todos os clubes não-brasileiros presentes na maior competição do continente.
A Escuela Municipal Deportivo Binacional, popularmente conhecido no Brasil somente por Binacional, foi fundado em 18 de dezembro de 2010, no povoado de Desaguadero – localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia – o motivo do nome do clube ser Binacional. Entretanto, o clube foi fundado com o nome de Club Deportivo Binacional de Desaguadero.
Todavia, depois de muitas mudanças em tão pouco tempo, o clube agora se mantém em Juliaca. Porém, isso só veio acontecer em 2017, depois de vencer a Copa do Peru e conseguir o acesso para a primeira divisão nacional. Hoje, El Puma del Sur (um dos apelidos do clube), têm em Juliaca um aliado importantíssimo e que deve fazer muita diferença na Libertadores 2020: seu estádio, com altitude de quase 4 mil metros.
Ainda jovem, o clube peruano possui apenas dois títulos nacionais, sendo eles: a Copa do Peru, conquistada em 2017; e o Campeonato Peruano (Liga 1), conquistada em 2019. Essa última conquista, possui uma história incrível de superação, no entanto, trataremos disso no fim da matéria.
Inaugurado em 1946, o Estádio Guillermo Briceño Rosamedina atualmente possui capacidade para cerca de 20.030 torcedores. Todavia, nem sempre teve essa capacidade. Até 2016 o estádio conseguia suportar apenas 14.100 espectadores, no entanto, após sua reforma no ano referido, houve o aumento de sua capacidade. Entretanto, as modificações não ficaram só por conta do aumento do público, mas também em questões de infraestruturas externas e algumas mudanças internas, por exemplo, a adição de uma pista de atletismo.
O Poderoso del Sur tem em seu estádio um elemento de extrema importância para as batalhas contra seus adversários nessa Libertadores. O estádio está há 3828 metros acima do nível do mar, deste modo, sendo a cancha com maior altitude nesta edição da Copa Libertadores.
O Deportivo Binacional não conta com nenhuma participação em edições de Libertadores, ou seja, estreia neste ano. O clube está no grupo D, junto com São Paulo, LDU e River Plate.
CURIOSIDADES
Infelizmente, uma curiosidade triste. Contudo, uma belíssima história de superação. No começo de dezembro de 2019, um dos destaques do clube peruano, o meia Juan Pablo Vergara sofreu um acidente de carro quando estava indo para o treino, infelizmente, esse ocorrido lhe tirou a vida. Além disso, dois outros jogadores do Binacional também ficaram feridos no acidente do dia 2 de dezembro.
Menos de uma semana após o ocorrido, o Binacional tinha um das partidas mais importantes de sua história. No entanto, o clube preferiu não adiantar o jogo e deu uma aula de superação. O clube goleou o Alianza Lima por 4-1, no jogo de ida da final da Liga Peruana. Após isso, no jogo de volta, coube ao Binacional somente administrar o resultado, porém, o clube ainda sofreu e perdeu por 2-0.
A emoção desse caso fica após a conquista, quando a esposa de Vergara e seus filhos entram em campo. Os filhos mais velhos do ex-jogador do Binacional entraram com a taça da competição e levaram todos ao ápice da emoção.
O técnico Carlo Ancelotti voltou a comentar sobre a possibilidade de ser o próximo treinador da Seleção Brasileira. Na entrevista…
Ainda com a temporada em aberto, o Manchester United já começa a pensar na próxima temporada e mira destaque da…
O presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, não ficou nada satisfeito com o plano de pagamento de dívidas do Corinthians. O mandatário…