Argentina terá VAR em fevereiro de 2021, diz diretor nacional de arbitragem

O diretor nacional de arbitragem da Argentina, Federico Beligoy, em entrevista ao site da Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciou que o país com os maiores campeões da Libertadores terá arbitro de vídeo “seguramente em fevereiro de 2021”. O prazo inicial era antes, mas por conta da pandemia de coronavírus, a implementação do VAR ficou para a próxima temporada.

Os jogos de futebol na Argentina voltaram nesta semana com quatro equipes jogando pela Libertadores: Boca Juniors, Racing, River Plate, Defensa y Justicia e Tigre. Dois dos jogos dessas equipes foram no país portenho. Desde a segunda semana de março, após o final da Superliga Argentina, que teve o time da Bombonera como campeão, não havia jogos.

Segundo Beligoy, esse tempo sem partidas foi usado para melhora da arbitragem no país, aulas e explicação do protocolo do arbitro de vídeo que será implementado em 2021. Há cerca de um mês, começaram os trabalhos presenciais “com todos os árbitros e árbitras” da Argentina. Ele afirmou os objetivos das aulas: “as capacitações que fizemos no VAR são parte do protocolo da FIFA para homologar todos os árbitros e árbitras das federações para quando chegar o VAR.”

Ainda na entrevista, ele deu a data certa e garantiu que em fevereiro de 2021, os campeonatos da AFA terão VAR. “Seguramente, a data de início do VAR na Argentina seja em fevereiro de 2021. Teria sido antes, mas a pandemia atrasou a capacitação.” Por fim, falou do desejo do presidente da AFA, Claudio Tapia, de que o país tenha o melhor VAR do mundo. “Quando começamos o processo do VAR, o presidente nos pediu que façamos o melhor VAR do mundo.”

Foto de capa: Pedro Ugarte/Getty Images

Resta1