Chileno 2020: Universidad Católica campeã e gigante podendo ser rebaixado

O Campeonato Chileno de 2020 terminou nesta segunda-feira (15) e mais um país tem todos os seus classificados para as competições da Conmebol de 2021. A Universidad Católica sagrou-se tricampeã igualando aos feitos do Magallanes (1933-1935), Colo-Colo (1989-1991) e Universidad de Chile (2011-2012). Ao todo, os cruzados, como são conhecidos, têm 15 títulos, atrás apenas da LaU com 18 e do time do David Arellano com 32. Na zona do descenso, o Deportes Iquique e o Coquimbo Unido, semifinalista da Copa Sul-Americana, foram rebaixados.

A competição havia começado em janeiro de 2020, mas teve de parar por conta da pandemia de coronavírus. O sistema de disputa é semelhante ao Campeonato Brasileiro. São 18 clubes que jogam duas vezes entre si e o campeão é quem pontuar mais. A diferença principal neste é no rebaixamento: dois clubes caem direto e haverá uma vaga decidida entre dois times.

Da quase final continental para o rebaixamento, esse é o resumo da temporada do Coquimbo Unido (Alejandro Pagni – Pool/Getty Images)

Classificados às competições da Conmebol

A grande campeã foi a equipe do treinador argentino Ariel Holan com 65 pontos. Com isso, a equipe assegurou uma vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Junto aos cruzados, vêm os cementeros da Unión La Calera, vice-campeões, com 57 pontos, indo para a fase de grupos da Copa. As outras duas vagas do Chile são na fase 2 com Universidad de Chile e Unión Española, 3º e 4º respectivamente com 52 pontos cada.

As duas últimas equipes arrancam em março na Libertadores. Os laicos da LaU jogarão contra o San Lorenzo, da Argentina, por uma vaga na fase 3 (a última antes dos grupos), a ida é no Estádio Nacional do Chile dia 10 e a volta é no Nuevo Gasómetro dia 17. Já os Hispanos pegam o Independiente Del Valle, do Equador, com ida no Estádio Santa Laura dia 9, no Chile, e volta no Equador dia 16.

As quatro vagas na fase prévia aos grupos na Copa Sul-Americana ficaram com as equipes abaixo dos classificados à Liberta. O primeiro foi o Palestino com 51 pontos, seguido por Deportes Antofagasta com 48, Cobresal com 47 e Huachipato com 46. Dois times jogarão a fase de grupos após o mata-mata local. Após o sorteio ficou definido que o Cobresal jogará ante o Palestino e o Antofagasta contra o Huachipato.

Nem o céu e nem o descenso

Seis equipes terminaram o campeonato e não têm que se preocupar com mais nada. Nem com Sula e nem com descenso. São elas, do 9º ao 15º (tirando o 14º): Curicó Unido, O’Higgins, Santiago Wanderers, Everton, Audax Italiano e Desportes La Serena.

Equipes rebaixadas e jogo decisivo

Quatro equipes estão envolvidas no rebaixamento desta temporada no Chile. Duas delas já caíram direto: o 17º Deportes Iquique e o lanterna Coquimbo Unido, 38 e 35 pontos respectivamente. Mas ainda falta a decisão de quem vai acompanhá-los, se é o Colo-Colo ou a Universidad de Concepición.

Essa última vaga para o rebaixamento à Primeira B é disputada entre o 16º colocado do campeonato e o 17º na tabela de promedios. O 16º foi o maior campeão chileno, Colo-Colo, que pode cair pela primeira vez em sua história. Já a outra equipe foi a Universidad de Concepción, que ficou com 1,057 pontos em 58 jogos. O promedio (média dos pontos) é calculado pegando os pontos das últimas duas temporadas (2019 e 2020) dividido pelos jogos. Porém, cada ano tem peso diferente, 2019 vale 0,4 e 2020 tem 0,6 de valor. A partida dramática acontece nesta quarta-feira (17), às 18 horas (horário de Brasília), no Estádio Fiscal de Talca. Quem perder, é rebaixado.

Imagem
Diante do O’Higgins, o Colo-Colo tomou um gol no apagar das luzes de pênalti e se complicou (Colo-Colo)

Confira a tabela completa abaixo:

Foto de capa: Marcelo Hernandez/Getty Images