
SANTIAGO, CHILE - FEBRUARY 10: Jose Pedro Fuenzalida of Universidad Catolica lifts the trophy after the match between Universidad Catolica and Union La Calera as part of Campeonato Nacional 2020 at Estadio San Carlos de Apoquindo on February 10, 2021 in Santiago, Chile. (Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images)
O Campeonato Chileno de 2020 terminou nesta segunda-feira (15) e mais um país tem todos os seus classificados para as competições da Conmebol de 2021. A Universidad Católica sagrou-se tricampeã igualando aos feitos do Magallanes (1933-1935), Colo-Colo (1989-1991) e Universidad de Chile (2011-2012). Ao todo, os cruzados, como são conhecidos, têm 15 títulos, atrás apenas da LaU com 18 e do time do David Arellano com 32. Na zona do descenso, o Deportes Iquique e o Coquimbo Unido, semifinalista da Copa Sul-Americana, foram rebaixados.
A competição havia começado em janeiro de 2020, mas teve de parar por conta da pandemia de coronavírus. O sistema de disputa é semelhante ao Campeonato Brasileiro. São 18 clubes que jogam duas vezes entre si e o campeão é quem pontuar mais. A diferença principal neste é no rebaixamento: dois clubes caem direto e haverá uma vaga decidida entre dois times.
A grande campeã foi a equipe do treinador argentino Ariel Holan com 65 pontos. Com isso, a equipe assegurou uma vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Junto aos cruzados, vêm os cementeros da Unión La Calera, vice-campeões, com 57 pontos, indo para a fase de grupos da Copa. As outras duas vagas do Chile são na fase 2 com Universidad de Chile e Unión Española, 3º e 4º respectivamente com 52 pontos cada.
As duas últimas equipes arrancam em março na Libertadores. Os laicos da LaU jogarão contra o San Lorenzo, da Argentina, por uma vaga na fase 3 (a última antes dos grupos), a ida é no Estádio Nacional do Chile dia 10 e a volta é no Nuevo Gasómetro dia 17. Já os Hispanos pegam o Independiente Del Valle, do Equador, com ida no Estádio Santa Laura dia 9, no Chile, e volta no Equador dia 16.
As quatro vagas na fase prévia aos grupos na Copa Sul-Americana ficaram com as equipes abaixo dos classificados à Liberta. O primeiro foi o Palestino com 51 pontos, seguido por Deportes Antofagasta com 48, Cobresal com 47 e Huachipato com 46. Dois times jogarão a fase de grupos após o mata-mata local. Após o sorteio ficou definido que o Cobresal jogará ante o Palestino e o Antofagasta contra o Huachipato.
Seis equipes terminaram o campeonato e não têm que se preocupar com mais nada. Nem com Sula e nem com descenso. São elas, do 9º ao 15º (tirando o 14º): Curicó Unido, O’Higgins, Santiago Wanderers, Everton, Audax Italiano e Desportes La Serena.
Quatro equipes estão envolvidas no rebaixamento desta temporada no Chile. Duas delas já caíram direto: o 17º Deportes Iquique e o lanterna Coquimbo Unido, 38 e 35 pontos respectivamente. Mas ainda falta a decisão de quem vai acompanhá-los, se é o Colo-Colo ou a Universidad de Concepición.
Essa última vaga para o rebaixamento à Primeira B é disputada entre o 16º colocado do campeonato e o 17º na tabela de promedios. O 16º foi o maior campeão chileno, Colo-Colo, que pode cair pela primeira vez em sua história. Já a outra equipe foi a Universidad de Concepción, que ficou com 1,057 pontos em 58 jogos. O promedio (média dos pontos) é calculado pegando os pontos das últimas duas temporadas (2019 e 2020) dividido pelos jogos. Porém, cada ano tem peso diferente, 2019 vale 0,4 e 2020 tem 0,6 de valor. A partida dramática acontece nesta quarta-feira (17), às 18 horas (horário de Brasília), no Estádio Fiscal de Talca. Quem perder, é rebaixado.
Confira a tabela completa abaixo:
Foto de capa: Marcelo Hernandez/Getty Images
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…